Holding de concessionárias de saneamento básico realizou o evento Aegea Day para apresentar o desempenho de suas operações e discutir temas do setor

 

São Paulo, 25 de abril – A Aegea realizou nesta quinta-feira (25) seu evento anual voltado para o público de analistas financeiros e investidores. Os painéis conduzidos no Aegea Day pelas lideranças da empresa apresentaram ao público a trajetória de crescimento da companhia e aspectos regulatórios do setor de saneamento.

Flávio Crivellari, CFO da holding, demonstrou o crescimento nos últimos anos da Companhia, ilustrado pelo aumento anual de 30,2% do EBITDA desde 2006, resultado de aquisições, sucesso em processos licitatórios e implementação de turnaround nos ativos adquiridos, com aumento da eficiência operacional e expansão da cobertura de água e esgoto.

O desenvolvimento do negócio mais recente se deu principalmente pela aquisição da Águas de Manaus – maior compra realizada até o momento – que passou a integrar o portfólio de concessionárias do grupo no meio do ano passado e já representa 20% da receita da holding. A aquisição foi suportada por aporte de R$550 milhões dos acionistas minoritários que, desde a sua entrada na Companhia aportaram cerca de R$1 bilhão – tal suporte mantém sólidos os fundamentos de crédito da Aegea, que teve sucessivos upgrades de rating enquanto consolidava ativos so setor.

Na concessionária Águas de Manaus estão em curso estratégias voltadas para o contato proativo com a população, tendo já conectado três mil novas moradias à rede e regularizado 13 mil conexões, reduzindo a taxa de inadimplência da operação e, sobretudo, promovendo uma aproximação com o usuário. O CEO da Aegea, Hamilton Amadeo, ressalta que é buscada em cada uma das operações a implementação de um vínculo duradouro com a comunidade. “A Licença Social para Operar é ponto central para empresas que queiram ter um crescimento sustentável no longo prazo”.

Além disso, merece destaque as ações de consolidação e ganho de eficiência na Águas de Teresina, em operação desde 2017, que tem contado, por exemplo, com um programa focado na melhoria e expansão do serviço prestado e que impactou e mudou uma realidade local de falta de água entre os meses de setembro e dezembro. Conhecido popularmente por BR-Ó-BRO, nesses meses registram-se historicamente temperaturas muito altas e um clima bastante seco.

Tudo isso mostra com a empresa tem buscado conciliar rentabilidade e impacto social direto para o mercado e para seus investidores. O quadro acionário é atualmente composto pelo Fundo Soberano de Cingapura (GIC) – 27,56% –, International Finance Corporation (IFC) – 7,14% – e IFC Asset Management Company – 6,56% – e Equipav, com 58,74%.

Ficou a cargo de Rogério Tavares, Vice-presidente de Relações Institucionais, apresentar os aspectos regulatórios de setor e os pontos centrais da MP do saneamento que está atualmente em tramitação. A apresentação de Tavares evidência a urgência pelas mudanças para ampliar os investimentos no setor e perseguir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto.

Atualmente, a Aegea atua em 49 munícipios, em 11 estados, prestando serviços para cerca de 7,6 milhões de brasileiros. Esse número irá aumentar com a finalização das negociações que estão em curso para aquisição de uma nova operação, referente à PPP de esgoto em Guarulhos, atingindo a marca de 9,1 milhões de usuários – tornando-se responsável por 36,4% das operações privadas de saneamento do país.

A apresentação pode ser acessada aqui

voltar

topo