Compliance Aegea

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa e de suas concessionárias, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea.

Pilares de atuação

A Aegea trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina. São eles: Prevenção, Detecção e Correção.

  • Prevenção: é o pilar mais importante. Além de verificar os riscos iminentes ao negócio, está atrelado ao estabelecimento de políticas e procedimentos que contam com o apoio de comunicações e treinamentos constantes para colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
  • Detecção: as suspeitas relatadas são apuradas com a finalidade de esclarecer os fatos e promover a verdade. O processo é conduzido com completa confidencialidade e respeito aos envolvidos.
  • Correção: é a consequência do segundo pilar – Detecção. As falhas identificadas ou as possíveis atitudes inadequadas devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, uma medida disciplinar será aplicada.

Liderança e Organização

O Programa de Compliance é conduzido pela Diretoria de Integridade, que tem reporte direto para o Conselho de Administração da Companhia. A Diretoria conta com o apoio do Comitê Executivo de Ética e Conduta, que tem a responsabilidade de avaliar as recomendações de medidas disciplinares para casos complexos oriundos do Canal de Ética, este grupo assume a tarefa de garantir a idoneidade de todo o processo realizado pela Equipe de Investigação Interna.
Por meio de uma atuação pautada pela imparcialidade, a Equipe de Investigação Interna também tem como objetivo assegurar o sigilo absoluto antes, durante e depois da conclusão das investigações, não permitindo que o denunciante sofra qualquer tipo retaliação.

 

Código de Conduta e Políticas

Para assegurar a conformidade e integridade corporativas em todos os seus negócios, a Aegea desenvolveu políticas que sustentam os padrões de comportamento esperados. Todas as nossas políticas e procedimentos exigem que os colaboradores, fornecedores e parceiros atuem de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio e às diretrizes internas da companhia.

 

Canal de Ética

Reforçando sua atuação transparente e íntegra em todos os seus negócios, a Aegea estabeleceu um Canal de Ética, destinado aos colaboradores, fornecedores, usuários, autoridades, servidores públicos e demais públicos com quem o grupo se relaciona.

Dedicado a apurar fatos relacionados a eventuais irregularidades ou comportamentos inadequados na condução dos negócios ou das atividades sociais, em nível empresarial ou profissional, o Canal é a forma mais eficiente de identificação dos desvios em relação ao Código de Conduta e às leis. Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição ao relator.

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