São Paulo, maio de 2023 – Aegea recebe certificação internacional da Blue Dot Network, que reconhece projetos de impacto econômico, social e ambiental 

Águas do Rio, concessionária da Aegea foi destaque entre os projetos com as ações para aumento da cobertura de água e esgoto, recuperação ambiental e geração de empregos no Rio de Janeiro.

A Aegea, líder no setor privado de saneamento, por meio de sua concessionária Águas do Rio foi reconhecida com a certificação da Blue Dot Network entre os projetos de infraestrutura mais relevantes, eficientes e com padrão de qualidade para impactar diretamente o meio ambiente e o cenário econômico. A Blue Dot Network é uma iniciativa multissetorial formada pelos Estados Unidos, Japão e Austrália e coordenada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para fornecer avaliação e certificação de projetos de desenvolvimento de infraestrutura em todo o mundo, considerando transparência financeira, sustentabilidade ambiental e impacto no desenvolvimento econômico, com o objetivo de mobilizar capital privado para investimento no exterior.Aegea e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fecharam parceria para adesão da companhia ao Programa Floresta Viva. A iniciativa liderada pelo banco apoia projetos em biomas brasileiros, protegendo mananciais e realizando reflorestamentos.

O projeto para melhoria da realidade do saneamento básico no Rio de Janeiro foi selecionado entre quatro iniciativas que possuem evidências robustas e alinhamento aos princípios do G20 para investimentos em infraestrutura de qualidade. O trabalho na Águas do Rio foi reconhecido pelos seus esforços, investimentos e estratégias para universalização do saneamento no Estado, além da contribuição para geração de milhares de empregos e recuperação ambiental.

“Estamos orgulhosos por mais este importante reconhecimento após pouco mais de um ano de trabalho e investimento. Entendemos que nossas entregas vão além da alocação de recursos financeiros. Buscamos deixar um legado positivo de nossa atuação, tanto do ponto de vista ambiental, como socioeconômico e temos como aliadas nossa expertise e eficiência operacional, bem como o alinhamento aos princípios ESG”, afirma André Pires, CFO da Aegea Saneamento.

O olhar para a população local, principalmente as mais vulneráveis, é evidenciada pelas iniciativas do programa Vem Com a Gente, que viabiliza o acesso à água e ao esgotamento sanitário nas comunidades. No último ano, na área de atuação da Águas do Rio, que compreende 27 municípios do estado, incluindo 124 bairros da capital, cerca de 3,3 milhões de pessoas foram beneficiadas com melhorias nos serviços de água, 250 mil famílias passaram a ter água tratada encanada pela primeira vez e aproximadamente 1,7 milhão tiveram melhorias nos serviços de esgoto. Os agentes do Programa vão de casa em casa mapeando e realizando diversos serviços, entre eles a regularização de cadastros e inclusão de moradores na Tarifa Social. Hoje, na Águas do Rio, 371 mil famílias possuem esse benefício.

Além disso, a Águas do Rio tem um relevante papel na geração de empregos. A concessionária implementou um programa de contratação para as pessoas que moram nas comunidades, oferecendo, para muitas delas, a primeira oportunidade de emprego formal. Dos oito mil empregos gerados pela unidade desde 2021, 4,5 mil são moradores de comunidades.

“Os impactos positivos da coleta e tratamento dos esgotos pelas unidades da Aegea são extremamente relevantes. Ao tratar esgotos evita-se o lançamento desses efluentes na natureza, colaborando para a recuperação dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade”, aponta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, dimensionando a importância dos trabalhos que já apresentam resultados visíveis em pouco mais de um ano de atuação na região, como as águas cristalinas na Lagoa Rodrigo de Freitas. No local, que é um dos cartões postais da cidade, a Águas do Rio afastou e realizou o direcionamento correto de todo o despejo de esgoto; outro exemplo é balneabilidade atestada nas praias do Flamengo e Botafogo.

Além da Águas do Rio, foram reconhecidos os projetos das empresas Microsoft, Enel, além do trabalho realizado pela Turquia no Túnel Eurásia, no centro de Istambul.

voltar

topo