São Paulo, março de 2024 – A Aegea assinou, no Dia Mundial da Água, 22 de março, uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, para fortalecer o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH).

Parceria vai mudar a realidade de milhares de estudantes brasileiros

A Aegea assinou, no Dia Mundial da Água, 22 de março, uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, para fortalecer o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH).

A ação conjunta vai ser realizada em municípios dos estados do Ceará, Pará e Amazonas, que serão selecionados ao longo de 2024. Mais de 4000 crianças de 80 escolas serão beneficiadas com melhorias em infraestrutura.

Localizadas em áreas rurais ou periféricas, as escolas vão receber obras para atender melhor os serviços de água e esgoto, permitindo melhores condições de higiene dos estudantes.

Atenção especial a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade:

A parceria tem duração de três anos. Ao longo desse período, também será desenvolvida capacitação para cerca de 200 profissionais e gestores educacionais.

Eles vão receber orientações sobre a importância do saneamento, como acessar recursos públicos para melhorias em WASH nas escolas, engajamento da comunidade escolar na agenda do programa e promoção da agenda de dignidade menstrual e práticas de higiene.

As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água tratada e do saneamento para todos, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Milhões de crianças e adolescentes sem acesso ao saneamento

No Brasil, 2,1 milhões de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) vivem sem acesso adequado à água tratada. Entre os estudantes, 1,2 milhão estão matriculados em 7,5 mil escolas públicas que não têm acesso adequado à água tratada. Entre eles, 224 mil meninos e meninas estão em 3000 escolas em que o acesso à água é inexistente.

Os dados são de uma análise do Unicef com base no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Censo Escolar 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

“Os serviços de saneamento, o acesso à água tratada, é um direito humano fundamental, básico à implementação de demais direitos, com foco na redução das desigualdades e da pobreza, e da educação de qualidade. Esse projeto com a Aegea vai nesse caminho, com foco nas nossas crianças e adolescentes”, disse o oficial da Água, Saneamento e Higiene do Unicef no Brasil, Rodrigo Resende.

Junção de esforços para mudar realidades

“Em nosso dia a dia, testemunhamos como o acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto transformam para melhor a vida das famílias e, sobretudo, o bom desenvolvimento intelectual de crianças e jovens nas escolas. E é por isso que acreditamos tanto nesta parceria que a Aegea celebra com o Unicef”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Segundo ele, a junção de esforços pode mudar realidades. “Pais, alunos, professores e comunidades vão receber noções de higiene, conceitos de saneamento, pobreza menstrual e outras informações fundamentais para melhorar a qualidade de vida. Acreditamos na junção de esforços para gerar prosperidade, em especial aos mais vulneráveis”, reforçou.

Mais sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, atua para cada criança, para construir um mundo melhor para todos.

No Brasil, a estratégia TEM Água é voltada para contribuir com o acesso à água tratada e ao saneamento, que inclui capacitação de profissionais nos municípios, trabalho em escolas, comunidades indígenas e povos tradicionais.

A estratégia tem como objetivo garantir ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e famílias, bem como promover práticas de higiene, em áreas urbanas e rurais, inclusive em situações de emergência.

Celebração da parceria

A assinatura da parceria foi realizada em Brasília, por Radamés Casseb, CEO da Aegea, e Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil. Além de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, e Rodrigo Resende, oficial de WASH do Unicef no Brasil, estiveram presentes Rogério Tavare, VP de Relações Institucionais da Aegea, Gregory Bulit, coordenador de Emergências e WASH do Unicef no Brasil, Santiago Garcia, diretor de parcerias com o setor privado do Unicef no Brasil, Camila Carvalho, head de desenvolvimento de parcerias do Unicef no Brasil e Carla Lorenzi, oficial de alianças corporativas do Unicef no Brasil.

voltar

topo