Vantagens Competitivas

Nossa relevante posição no mercado brasileiro de saneamento privado e perspectivas futuras derivam dos seguintes fatores:

Negócio bem estabelecido, com escala e know-how significativos. Somos líder saneamento privado do Brasil. Prestamos serviços em 153 municípios de diversos tamanhos, de 3,1 mil a mais de 6,8 milhões de habitantes, em 12 estados, em todas as regiões do Brasil, o que demonstra nossa flexibilidade de adaptação a municípios de diferentes tamanhos e realidades socioeconômicas. O know-how desenvolvido ao longo dos anos nos ajudou nas últimas conquistas bem-sucedidas, como em Águas Guariroba, concessionária de água e esgoto localizada no Município de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. Desde a aquisição, a Águas Guariroba reduziu seu índice de perdas na distribuição de água de 57%, em 2005, para os atuais 19,7%, em 2020, um dos índices mais baixos entre os municípios brasileiros. Além disso, aumentamos a cobertura de esgoto de Águas Guariroba de 27% em 2006 para 83% em 2020.

Replicamos nosso modelo de negócios para as demais unidades, com foco sempre na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados. A seguir mais algumas de nossas ações bem sucedidas:

  • Redução no índice de perdas na distribuição de água em Prolagos, passando de 57% em 2007 para 30% em 2019. Essa redução representa, além da queda no desperdício, qualidade de vida a moradores e turistas, dada a importância das cidades atendidas pela Prolagos para a indústria do turismo do Rio de Janeiro. As cidades de Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia recebem grande quantidade de turistas durante a alta temporada, o que aumenta significativamente a população a ser servida;

  • Recuperação da Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do mundo, cujo ecossistema é vital para a região abrangida pela concessão de Prolagos;

  • Universalização, em três anos, do serviço de abastecimento de água no município de Teresina – Piauí, através da subconcessão Águas de Teresina. Para tanto, foram necessários investimentos em requalificação e ampliação de ETAs (Estações de Tratamento de Água) e EEAs (Estações Elevatórias de Água), instalação de novas unidades de bombeamento e a aproximação do relacionamento com os 32,5 mil moradores em áreas de ocupação;

  • Implementação do Programa Vem com a Gente, um programa de atendimento itinerante que vai de porta em porta nos bairros na concessão Águas de Manaus, levando dignidade e qualidade de vida, além de aproximar a população manauara da concessionária. Por meio do Programa, foram identificados locais que jamais contaram com abastecimento regular de água tratada e que passaram décadas sendo abastecidos por ligações irregulares que em alguns casos eram submersos em áreas enlameadas e poluídas, fazendo com que essas famílias tivessem acesso à uma água de péssima qualidade. Por meio do Programa, a concessionária regularizou o fornecimento de água para a população, desenvolvendo inclusive soluções inéditas como “redes áreas”, onde os encanamentos não estão enterrados e são implantados em nível elevado, longe do contato com o igarapé. Ainda como escopo do Programa, a concessionária realizou também o cadastramento das famílias no programa de Tarifa Social, que subsidia em 50% as contas de água e também ofereceu a possibilidade de renegociar eventuais dívidas, com modalidades de pagamento adequadas à suas condições financeiras;

  • Universalização, no estado de São Paulo, dos serviços de esgotamento sanitário em nossas três concessões (Águas do Mirante, Águas de Matão e Águas de Holambra). Destacamos a nossa atuação em Piracicaba (Águas do Mirante), onde a universalização foi atingida após dois anos de operação e que, pelo 4º ano consecutivo, lidera o Ranking da Universalização do Saneamento, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES);

  • Tratamento de 100% da água no município de Timon, no Maranhão, a primeira cidade do estado a atingir esse nível de serviço para a população.

Ativos diversificados de qualidade e contratos de concessão de longo prazo. Temos uma base de ativos diversificada e de alta qualidade, com contratos de concessão de longo prazo (período médio de concessão remanescente, em 2020, é de 28 anos, considerando a receita média ponderada). Nossa base de ativos tem as seguintes características: (i) a demanda é relativamente inelástica; (ii) as tarifas são reajustadas anualmente por meio de índices inflacionários; (iii) os contratos de concessão têm cláusulas de reequilíbrio econômico para eventos não previstos à época de licitação, resultando em fluxos de caixa previsíveis. Mitigamos o risco através da diversificação geográfica e regulatória, com operações em 12 Estados e 153 municípios.

Os recursos hídricos disponíveis nas regiões em que operamos como rios, barragens, lagos e águas subterrâneas, nos garantem um abastecimento adequado à população que atendemos. Além disso, monitoramos o consumo e fazemos projeções de demanda para orientar nossos investimentos em produção, distribuição e reservação de água, o que nos permite atender a demanda atual e futura de forma previsível.

Alta qualidade e excelência nos serviços prestados e criação de valor compartilhado. Aderimos a altos padrões de serviço e empregamos a melhor tecnologia disponível no setor de saneamento para controlar a qualidade da água que coletamos, processamos e distribuímos. Temos laboratórios próprios e utilizamos laboratórios terceirizados para monitorar a qualidade da água e do esgoto tratado, conforme exigido pelos padrões internos da Companhia, além daqueles estabelecidos por lei.

Temos uma área dedicada ao combate das perdas na distribuição de água trabalhando em variadas frentes, desde a identificação de vazamentos por meio de softwares que empregam tecnologia de ponta, até o investimento em melhorias e manutenção na rede de distribuição. Na frente comercial, atuamos na identificação de fraudes e renovação dos parques de hidrômetros, visando à redução de perdas comerciais.

Para replicar o nosso modelo de negócios, criamos, em 2014, a Academia AEGEA, nossa própria instituição educacional para treinar pessoas a fim de adicionar às concessionárias entrantes as melhores práticas das concessionárias mais experientes.

Nossa meta é gerar valor, em conjunto com todas as concessionárias, empreendendo esforços para promover a saúde, educação ambiental e universalização de tratamento de água e esgoto. Esses esforços exigem comunicação constante com governos locais, comunidades e associações comerciais nas regiões em que atuamos. Também implementamos programas e iniciativas de responsabilidade social com foco na melhoria do IDH dos municípios onde atuamos, com foco nos pilares Renda, Educação e Saúde.

Forte rentabilidade e geração previsível de fluxo de caixa. Nossos resultados operacionais demonstram forte rentabilidade. Nossa margem EBITDA foi de 57,8% no ano de 2020 versus uma de média de 40,0% entre as companhias brasileiras de água e esgoto listadas em bolsa.

Ao contrário do que ocorre nas empresas estatais de saneamento, nossas tarifas são predeterminadas contratualmente e indexadas aos índices de inflação, garantindo a nós e aos nossos acionistas retornos estáveis e previsíveis.

Além disso, nossos investimentos estão relacionados, principalmente, à conexão de novas economias por meio da expansão das redes de cobertura de água e esgoto, gerando novos fluxos de caixa e receitas e reduzindo nossa alavancagem no curto e médio prazo, após a realização dos investimentos.

Acesso a diversas fontes de financiamento de longo prazo. Nossa forte geração de caixa se dá por meio das operações, e nosso papel como provedor de serviço público essencial nos coloca em uma posição privilegiada na obtenção de financiamentos de longo prazo e de baixo custo junto a bancos públicos brasileiros, agências multilaterais nacionais e internacionais, bancos de desenvolvimento e mercado de capitais – através da emissão de títulos de dívida tanto no mercado local como internacional. A não dependência de um número limitado de fontes nos permite diversificar alternativas de financiamento nos mercados brasileiro e internacional, a fim de financiar nossas necessidades de capital de giro e investimentos.

Acionista internacional e fortes práticas de governança corporativa. Nosso acionista controlador é o Grupo Equipav (um conglomerado de infraestrutura brasileiro com longa história e experiência no setor), detentor de 52,77% do capital total.

Contamos também com o Fundo Soberano de Cingapura (GIC), com participação de 34,34% do capital da Companhia, importante investidor internacional que detém aproximadamente US$ 100 bilhões de ativos em cerca de 40 países do mundo, fornecendo uma combinação única de conhecimento técnico, diligência financeira, abordagem disciplinada para novos projetos e um selo de qualidade que nos impulsiona a gerar valor e buscar crescimento contínuo para o Grupo Aegea.

Com participação de 12,88%, a Itaúsa se tornou nosso terceiro sócio em 2021. Holding brasileira de investimentos com mais de 45 anos de trajetória e presença em mais de 50 países por meio de empresas investidas, a Itaúsa entrou para fortalecer ainda mais a estrutura de capital e dar continuidade à estratégia de crescimento da empresa.

Mantemos uma sólida estrutura de governança corporativa, com base nos princípios da transparência, igualdade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. A maioria dos membros do nosso Conselho de Administração são considerados independentes de acordo com os critérios do IBGC. A base do Conselho de Administração é composta por quatro comitês executivos e pela Diretoria de Integridade e Compliance, que tem reporte direto ao Conselho.

Nossa Estratégia

Nossa missão é empresariar soluções de saneamento com excelência e segurança empresarial, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos públicos atendidos. Nosso objetivo é nos tornarmos referência global na prestação de serviços de saneamento básico de forma sustentável, competitiva e inovadora, focada nas necessidades de nossos clientes. Para isso, nossos objetivos estratégicos são baseados nos seguintes princípios: disponibilidade de água, excelência na prestação de serviços, crescimento sustentável, promoção e expansão da base operacional, inovação e tecnologia, motivação dos colaboradores e expansão da cobertura de esgoto.

Garantir disponibilidade de água nas áreas onde operamos. Nosso objetivo é garantir a disponibilidade de água nas áreas onde operamos, bem como promover o uso racional e integrado dos recursos hídricos respeitando a demanda, os níveis críticos de água para cada região, e investindo na melhoria da estrutura da operação no curto, médio e longo prazo, garantindo acesso à água.

Assegurar a qualidade e disponibilidade em nossa área de cobertura, oferecendo um excelente serviço e melhorando a eficiência operacional.Nosso objetivo é manter o índice de cobertura de água com alto padrão de qualidade e disponibilidade de nossos serviços e reduzir as perdas físicas e aparentes, a fim de atender ao crescimento esperado de nossa base de clientes. A cobertura de esgoto também será ampliada, de acordo com os objetivos estabelecidos nos contratos de concessão e em convergência com as metas estabelecidas Lei nº 14.026/2020, também conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento.

Vamos investir em tecnologia para aumentar a velocidade e produtividade em resposta às mudanças regulatórias, fortalecer nossa estrutura financeira, comercial e administrativa, fornecer uma base sólida e integral de informação para apoiar o processo de tomada de decisão e aumentar a eficiência de nossas operações, além da redução de custos.

Nosso plano é sempre aperfeiçoar a gestão dos ativos por meio de redução de despesas, automatização de algumas instalações, agilidade nos processos operacionais, implementação de planejamento integrado e investimento em inovações. 

Busca contínua pelo crescimento sustentável. Nosso objetivo é o crescimento econômico e financeiro combinado a melhores práticas ambientais e sociais. É garantir resultados positivos através da qualidade dos serviços prestados, e proporcionando retorno aos nossos acionistas.

Prospectamos oportunidades de crescimento e temos um histórico incontestável de concessões conquistadas em licitações públicas e em aquisições, aumentando nossa abrangência no Brasil para 153 municípios em 12 Estados. Continuaremos na prospecção de oportunidades de crescimento, aproveitando e aumentando o know-how que temos.

Para financiar nosso crescimento utilizamos fontes diversificadas de fundos que incluem bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais e agências multilaterais, além do mercado de capitais.

Expandir nossa cobertura de esgoto.O plano é implementar estruturas de coleta e tratamento de esgoto de forma econômica e tecnologicamente viável, de acordo com os objetivos estabelecidos nos contratos de concessão. Esses investimentos são necessários para restaurar a qualidade dos mananciais, disponibilizando novas fontes de abastecimento de água. Nossa forte presença em todo o país e a experiência que temos no fornecimento de serviços de água e esgoto nos coloca em uma posição privilegiada para expandir nossos serviços de esgoto.

Estabelecer formas eficientes e competitivas de motivar, reter e atrair pessoal. Por meio da Academia Aegea, em 2020 foram registradas 165.877 horas de treinamento, com destaque para a estruturação de uma nova frente para capacitação em ensino superior, em 2019, o que nos torna a primeira empresa de saneamento básico do Brasil a investir em um programa personalizado de graduação para o nosso setor. Outro papel fundamental da Academia Aegea é o desenvolvimento das trilhas pedagógicas do Programa de Trainee, que visa preparar futuras lideranças. Atualmente, cinco unidades já são dirigidas por ex-trainees e outros nove assumiram posições de liderança nas áreas corporativas.

A Academia Aegea apoia ainda a formação de lideranças executivas por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais apontadas no Programa de Gestão de Talentos e Sucessão. Iniciado em 2015, o programa busca identificar e formar talentos internos de forma estruturada, sistêmica e contínua em todos os níveis de liderança da empresa – coordenadores, gerentes, diretores, vice-presidentes até o CEO – por meio de um plano de carreira e desenvolvimento de competências, possibilitando a mobilidade vertical e horizontal em nosso time.

voltar

topo