Diretoria Executiva é responsável pela administração, pelo planejamento e pelo desempenho operacional e financeiro da Companhia.

Nome Cargo
André Pires de Oliveira Dias Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
André Pires tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Iniciou sua carreira em 1988 e ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, no Banco Geral do Comércio, na Montgomery Asset Management, no Banco BBA Creditanstalt e no BNP Paribas. Ingressou na Gerdau S.A. em 2004, onde inicialmente foi o gestor do family office da Gerdau e posteriormente o CFO da Gerdau Ameristeel nos Estados Unidos. Em 2012, o Sr. Pires assumiu a posição de CFO e DRI da Gerdau, cargo que ocupou até 2015 quando assumiu a posição de CFO e DRI da Ultrapar Participações S.A. O Sr. Pires de Oliveira Dias é graduado em administração de empresas com ênfase em finanças pela Fundação Getulio Vargas (FVG) e concluiu o Advanced Management Program pela Universidade da Pennsylvania (Wharton), Estados Unidos.
Guillermo Deluca Diretor
Graduado como Engenheiro Agrimensor com título revalidado profissionalmente no Brasil na Universidade de Viçosa, Minas Gerais. Desenvolveu sua carreira profissional na Argentina até 1998, na Administração Pública na Coordenação da Fiscalização e Controle das Concessões Rodoviárias Federais. Posteriormente em empresa privada nacional do Grupo Roggio S.A, desenvolveu diversos negócios de concessão no Paraguai, Equador e Brasil. No Brasil ocupou o cargo de Diretor Presidente da Concessionária de Rodovias Coviplan na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Em 2008 passou ao Grupo CIBE Participações e Empreendimentos S.A, especializada em obras e projetos de infraestrutura, empresa resultante da sociedade entre os Grupos Equipav e Bertin, com atuação em infraestrutura de concessão rodoviária e saneamento ocupando o cargo de Diretor Comercial nos Estados do Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Em 2009, passou a ser o Diretor Presidente do Consórcio Univias que administrou os contratos de concessão das empresas Convias, Sulvias e Metrovias até dezembro de 2013 data em que expiraram os contratos com o Estado do Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2014 passou a ocupar o cargo de Diretor Regional da companhia (Diretor não Estatutário), tendo sob sua responsabilidade a gestão comercial e operacional dos negócios nos Estados do Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Em Janeiro de 2015 passou a ocupar o cargo de Diretor Presidente da empresa GSS (Gestão de Sistemas de Saneamento), pertencente ao grupo econômico da companhia. Atuou como Presidente da empresa Aguas Guariroba, concessionária de saneamento da Cidade de Campo Grande, Capital do Estado de Mato Grosso do Sul.
José João de Jesus da Fonseca Diretor
José João de Jesus da Fonseca – Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade de Uberaba-MG, pós-graduado em Saúde Pública, pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, e em Didática – Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica, pela Faculdade de Educação São Luiz, possui MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Atuou de 1997 a 1998 na Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins – SANEATINS, prestadora de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado de Tocantins. De 1998 a 2000, atuou como Gerente de Operações da Novacon Engenharia de Concessões S/C Ltda., prestadora de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto e, de 2000 a 2007, atuou no Grupo Águas do Brasil, especializado em concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, especialmente na Concessionária Águas do Imperador e na Águas de Juturnaíba S.A. Ainda no ano de 2007, ingressou na Companhia, onde atuou como Gerente Operacional, entre setembro de 2007 e setembro de 2008, Diretor Executivo, entre setembro de 2008 e fevereiro de 2011 e Diretor Presidente, entre fevereiro de 2011 e novembro de 2016.
Radamés Andrade Casseb Diretor Presidente
Radamés Andrade Casseb – Graduado em Informática e especializado em Gestão de Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral/INSEAD,  tendo ingressado na Companhia como Diretor em 2011, e mantendo, até a presente data, a liderança nas operações da Companhia e suas controladas. Ocupou cargos de liderança em outras companhias de infraestrutura, nas quais obteve sólida experiência com atividades ligadas à área de serviços regulados. Foi Diretor de Operações da CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em obras e projetos de infraestrutura.
Rogério de Paula Tavares* Vice-presidente de Relações Institucionais
Rogério de Paula Tavares – Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, e MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Antes de ingressar na Aegea, ocupou o cargo de Diretor de Infraestrutura e Saneamento na Caixa Econômica Federal. Como Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas.

*Não é Diretor Estatutário

Yaroslav Memrava Neto Diretor
Yaroslav Memrava Neto – Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Produtos Financeiros e Gestão de Risco pela FIA – USP e com programa de desenvolvimento executivo pela Universidade de Chicago – Booth School of Business. Especializou-se na área de planejamento financeiro e relações com investidores, com grande foco no mercado de infraestrutura, entre eles saneamento, rodovias e energia. Atuou entre 2008 e 2010 na CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em projetos de infraestrutura, na área de planejamento, com especial enfoque em orçamento, valuation e M&A. Em 2011, atuou no Banco Sumitomo Mitsui do Brasil, na área de Project e Structure Finance, atendendo a carteira de clientes de Infraestrutura, Mineração e Óleo e Gás. Ingressou na Aegea em Novembro de 2011 para estruturar a área de RI – Relações com Investidores e, atualmente, é Diretor de Planejamento, Controle e Relações com Investidores.

Para discutir os temas mais relevantes e obter mais solidez no estabelecimento de metas, na criação de políticas e nas tomadas de decisão, a Administração da Aegea conta com quatro comitês. São eles:

Comitê

Comitê

Auditoria, Riscos e Integridade

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração no monitoramento e deliberações das questões relacionadas ao mapa de riscos, operações de estruturação financeira, demonstrações financeiras, aspectos fiscais e tributários, auditoria interna e externa e planejamento financeiro.

Ronald Schaffer – Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui Curso de Extensão em Economia pela Universidade São Paulo. Atuou de 2001 a 2012 na Mattel do Brasil Ltda. – subsidiária da Mattel Inc., fabricante de brinquedos, onde desenvolveu, dentre outras funções, o cargo de Diretor Financeiro. Ingressou na Companhia em 2013 onde assumiu o cargo de membro do Comitê de Auditoria e permanece no cargo desde então.

Fábio Galindo Silvestre – Fábio Galindo Silvestre é membro efetivo do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade da Companhia. Graduou-se em Direito pela Associação Educacional Toledo – Presidente Prudente/SP em 2003, com pós-graduação em Inteligência de Estado e inteligência de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais em 2008; participou dos Cursos de Justice, Government pela Harvard Law School e de Constitucional Law pela Stanford University, todos em 2017. Cursou o Legal Risk Management pela Boston University em 2017/2018. Entre 2004 a 2017, foi Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Em 2015 foi Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso e, de 2016 até 2017 atuou como Subcorregedor Nacional do Ministério Público.

Finanças e Avaliação de Projetos

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração em avaliar as premissas e riscos de projetos e investimentos para a Companhia.

Anastácio Ubaldino Fernandes Filho – Engenheiro Elétrico pela PUC/MG, pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Desde 2006 atua como CEO da Kepler Weber S/A. Foi diretor administrativo financeiro e de operações da Companhia AIX Participações, diretor superintendente da Braspérola Indústria e Comércio S/A, e Diretor-Presidente da Companhia Vale do Rio Doce. Atuou como conselheiro de administração nas empresas: Rio Doce Limited, Vale do Rio Doce Alumínio, Rio Doce Geologia, Aço Minas Gerais, Bahia Sul Celulose, Salobo Metas, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – Câmara de Liquidação e Custódia, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).

Luiz Serafim Spínola Santos – Engenheiro civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, atendeu a cursos de pós-graduação em administração de empresas no INSEAD (França), e de extensão universitária com foco em finanças e investimentos na London Business School. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau, Cremer e João Fortes Engenharia. É vice-presidente da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), presidindo o Conselho de Autorregulação das Companhias Abertas da referida entidade, além de representa-la no Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da ANBIMA. É membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Em 2014 tomou posse como um dos membros do recém-criado CAF – Comitê de Aquisições e Fusões. Foi sócio do UBS Capital Américas (1998/2002) e da Brasilpar (1981/97), além de ter participado do conselho da Fitch do Brasil, de 1994 a 2002. De 1977 até 1981, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários. De 1974 a 1977 trabalhou no BNDES, como superintendente de operações, e de 1972 a 1974 trabalhou no Banco de Boston, como gerente de operações internacionais. Já foi conselheiro das seguintes companhias: Líder Taxi Aéreo, Varig, Springer, Medidata Informática, FPI-Food Processing International e Banco Sudameris. É sócio da Flex Parque SPE LTDA e da Cullen Developmet Inc. (BVI).

Fernando Magalhães Portella – Graduado em Agronomia pela UNESP, possui MBA Executivo pela Columbia University e é ex-aluno da Harvard Business School, onde participou do The General Management Program, entre fevereiro e maio de 2000, e o Programa Líder Corporativo, em março de 2006. Foi Diretor Executivo do Banco Citibank S.A. entre 1986 e 1992, sócio da Gemini Consulting de 1992 a 1996 e CEO do Grupo de Comunicação “O Dia” (de 1996 a 2003). Também foi membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Jornais (ANJ) no período 1996-2003 e presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios de janeiro de 1999 a dezembro de 2000. Atuou como CEO do Grupo de Mídia da Organização Jaime Câmara (janeiro de 2004 a janeiro de 2011, bem como CEO da Telemar Participações (abril de 2014 a setembro de 2015), CTX / Contax Participações (abril de 2014 a março de 2016) e Grupo Jereissati (fevereiro de 2011 a março de 2016). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Jereissati Participações, da Coimex Participações, da RPP Médios y Comunicação e da Terral Empresa de Compras e Incorporadora.

Regulação

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração em temas regulatórios, nos termos de seu Regimento Interno.

Eduardo José Bernini – Mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP, MBA em Governança Corporativa pela FIPECAFI e economista pela FEA/USP. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2009). Foi Diretor Presidente do Grupo AES no Brasil, da EDP-Brasil, da VBC Energia e da Eletropaulo, além de Secretário Adjunto de Energia no Ministério de Minas e Energia (1994) e no Governo de São Paulo (1995/1996). É membro do Conselho de Administração da AEGEA Saneamento S.A., da Usina Coruripe S.A. e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

Ana Cândida Tocheton – Graduada em Direito, foi responsável pela estruturação do departamento jurídico na Companhia Rodovia das Colinas S.A. e posteriormente na CIBE Participações e Empreendimentos S.A. atuou na reestruturação do departamento jurídico da Concessionária Águas Guariroba S.A., do Consórcio Univias, no Rio Grande do Sul – 3 Concessões de rodovias (Convias, Sulvias e Metrovias), da Prolagos S.A., concessão de saneamento na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, da Concessionária Nascentes Gerais S.A., concessão patrocinada (PPP) de rodovia no Estado de Minas Gerais e de Águas de Itu, concessão de saneamento no Estado de São Paulo e da Equipav S.A Pavimentação, Engenharia e Comércio.

Lucilaine Tenorio de Medeiros – Advogada com mais de 18 anos de experiência no mercado de saneamento, com atuação em gestão e em regulação dos serviços públicos. Possui MBA em Gestão de Negócios e é pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou como gerente de regulação da AEGEA, gerente jurídica da Águas Guariroba sendo que, de junho de 2018 a agosto de 2019, assumiu o cargo de diretora presidente da concessionária, recebendo o convite para atuar como diretora jurídica da AEGEA, cargo que vem sendo exercido desde setembro/19. Desde Maio 2018, atua como membro do Comitê de Regulação.

Gestão de Pessoas

Objetivo: Apoiar Conselho de Administração em relação as políticas de cargos, salários e benefícios e desenvolvimento e seleção para os cargos de alta gestão.

Antonio Kandir – Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Trabalhou também como professor da UNICAMP, da PUC/SP e Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame. Nos últimos dez anos, participou de conselhos de administração e gerenciou diversos fundos de investimentos. De 2005 a 2008, foi Membro do Conselho de Administração da Datasul S.A., desenvolvedora de softwares de gestão empresarial. Também atuou como Membro do Conselho de Administração da Medial Saúde S.A., atuante no setor de saúde, de 2006 a 2008, e da CSU Cardsystem S.A., especializada em terceirização de processamento de meios eletrônicos de pagamento, no período compreendido entre os anos de 2011 e 2012. É, atualmente, sócio Diretor da GG Capital Investimentos Ltda., prestadora de serviços de aconselhamento financeiro, e da Governança & Gestão Investimentos Ltda., prestadora de serviços de gestão de ativos. Participa, ainda, dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., prestadora de serviços aéreos, e da Companhia Providência Ind. Com., especializada na fabricação e comercialização de produtos plásticos. Na Companhia, atua como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.

Gino Oyamada – Gino é formado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especialização em Finanças, pós-graduado em Gestão Empresarial (ISAE/FGV), Especialização em Banking e em Gestão pela Manchester Business School (UK), certificado em Livre Docência pela FGV e em Governança pela FDC Fundação Dom Cabral.

Radamés Andrade Casseb – Graduado em Informática e especializado em Gestão de Infraestrutura pela Fundação Getulio Vargas – FGV (SP) e em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral/Insead (PGA), ocupou cargos de liderança em companhias de infraestrutura, onde obteve vasta experiência com atividades ligadas à área de serviços regulados. Foi Diretor de Operações da CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em obras e projetos de infraestrutura, de 2008 a 2010. Em 2010 assumiu o cargo de Diretor de Operações do Grupo Equipav e, desde dezembro de 2011, atua como Diretor da Companhia. Assumiu a diretoria de Operações da Companhia após um período à frente das operações do Grupo Equipav, atuante no setor de infraestrutura.

 

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