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Administração
Objetivo: O Conselho de Administração da Aegea tem como missão promover os interesses da Companhia, protegendo-a e valorizando-a, bem como buscar sua perenidade e maximizar o retorno dos investimentos de seus Acionistas em sintonia com as melhores práticas do mercado em que atua, com a legislação aplicável e interesses dos demais agentes com que se relacionam a Companhia e suas sociedades controladas e sociedades coligadas.
Nome | Cargo |
Luis Vital de Souza Ramos Vettorazzo | Presidente |
Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Na Aegea, atua como Presidente do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos. | |
Carlos de Moraes Toledo Neto | Membro |
Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e membro do Comitê de Gestão de Pessoas. | |
Guilherme Teixeira Caixeta | Membro |
Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA e possui MBA pela Kellogg School of Management. O Sr. Guilherme ocupa o cargo de Managing Director e Head Infraestrutura LatAm no GIC (fundo soberano de Singapura), onde coordena investimentos de infraestrutura na América Latina. Ele também representa o GIC em alguns conselhos de empresas investidas na região. Anteriormente trabalhou no P2 Brasil (braço de infraestrutura do Pátria Investimentos), onde era responsável pelo setor de Petróleo e Gás, se tornando fundador e CEO da Oceana, e depois CFO do Grupo CBO, ambas construtoras e operadoras de navios de apoio marítimo. Guilherme também trabalhou na Votorantim Novos Negócios e foi diretor com foco em Energia e Utilities no BCG. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como mebro do Comitê de Gestão de Pessoas. | |
Antônio Kandir | Membro |
Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Atualmente, participa dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., CPFL Energia S.A., CSU Cardsystem S.A., COIMEX Empreendimentos e Participações Ltda. e MRV Engenharia e Participações S/A. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Gestão de Pessoas. | |
Harley Lorentz Scardoelli | Membro |
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Scardoelli possui título de Chartered Financial Analyst, participou do Executive Development Program, Kellogg School of Management, Northwestern University, e também do “Preparing to be a Corporate Director” e CFO Leadership Program, ambos da Harvard Business School. Atualmente é membro do Conselho de Administração, Comitê de Finanças e Comitê de Pessoas e Remuneração da 3R Petroleum. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como Coordenador do Comitê de Finanças e Avaliações de Projetos. | |
Denis Celso Marques Cuenca | Membro |
O Sr. Denis Cuenca possui 35 anos de experiência executiva nas áreas de Auditorias Externa e Interna, Gestão de Riscos e Crises, Compliance, Gestão de Integridade e Canal de Denúncias, em empresas como KPMG, Itaú e Ultrapar. Atualmente é Diretor Global de Auditoria e Conformidade e Coordenador do Comite de Conduta da Vale S/A, atuando também como membro do Comite de Auditoria da AEGEA Saneamento desde julho de 2023 e membro do Comite de Auditoria, Riscos e Conformidade da Samarco desde janeiro de 2025. Entre 2014 e 2017 foi Secretario de Governança Corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é membro do Comite de Excelência em Riscos do CRA – Conselho Nacional de Administração. O Sr. Denis é formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade. | |
Raul Calfat | Membro |
É Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato. É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos. | |
Rodolfo Villela Marino | Membro |
Graduado em Administração de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Estudos do Desenvolvimento e em Economia e Filosofia pela LSE – London School of Economics and Political Science. Atualmente é Diretor Vice-Presidente da Itaúsa S.A., Membro do Conselho de Administração, dos Comitês de Governança e Pessoas, Sustentabilidade e Riscos e Estratégia e Novos Negócios. Adicionalmente, atua como Coordenador das Comissões de Finanças, e de Pessoas e Ética e é Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, de Mercado de Capitais, de Governança Corporativa, de Investimentos, e de Sustentabilidade. Tem atuação nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração e Comitês da Alpargatas e Dexco, Copa Energia e Aegea. Integrou a Diretoria, Conselho de Administração e Comitês de outras Companhias do Conglomerado entre 2005 e 2017. Dedica-se também a organizações do terceiro setor e entidades de classe, tendo atuado como diretor e membro dos conselhos de administração das seguintes instituições: Sociedade de Cultura Artística, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Instituto PDR, Associação Pró-Dança, Young Presidents Organization YPO/WPO, IBGC – Inst. Brasileiro de Governança Corporativa, Fundação Itaú Social, IEDI – Inst. para Estudos do Desenv. Industrial, Todos pela Educação, Instituto Yandeh, IBÁ – Industria Brasileira de Árvores, Instituto Unibanco. | |
Eliane Aleixo Lustosa De Andrade | Membro |
Graduada em Economia no ano de 1986 pela PUC-Rio e Doutora em Finanças, é membro do Conselho de Administração da CCR S.A., BrasilAgro e do Instituto de Estudo do Trabalho e da Sociedade (IETS), além de membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa (B3), do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração. Possui certificações de Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e ESG Competent Boards Global Certificate and Designation for Board Members. No setor privado atuou como: Diretora Financeira da Prumo Logística SA; Vice-Presidente de Finanças e Controle do Grupo Abril SA; Diretora de Administração e Finanças da Globex Utilidades S.A. (Ponto Frio); e Diretora Financeira e de Investimentos do Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras (Petros). Também foi Conselheira em instituições como Rumo Logística S.A., Fibria, Metalúrgica Gerdau S.A., Coimex, CPFL, Coteminas, BRF e IBGC. No setor público atuou como diretora do BNDES nas áreas de Desestatização e Mercado de Capitais e do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDE/SDE/MJ). Foi professora da PUC-Rio (Microeconomia e Economia Internacional) e de diversos cursos do IBGC de Governança Corporativa e do curso de ESG, em parceria com GRI, além de economista do Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Atualmente, a Sra. Eliane não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. |
Nome | Cargo |
Radamés Andrade Casseb | Diretor Presidente |
CEO da AEGEA Saneamento, ingressou na empresa como Diretor em 2011 mantendo, até a presente data, a liderança nas operações da Companhia e suas controladas. Ocupou cargos de liderança em outras companhias de infraestrutura, nas quais obteve sólida experiência com atividades ligadas à área de serviços regulados em especial em infraestrutura de rodovias e saneamento. Foi Diretor de Operações da CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em obras e projetos de infraestrutura. Radamés é graduado em informática especializado em Gestão de Infraestrutura pela FGV e em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral /INSEAD. | |
André Pires de Oliveira Dias | Vice Presidente Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores |
André Pires tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Iniciou sua carreira em 1988 e ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, no Banco Geral do Comércio, na Montgomery Asset Management, no Banco BBA Creditanstalt e no BNP Paribas. Ingressou na Gerdau S.A. em 2004, onde inicialmente foi o gestor do family office da Gerdau e posteriormente o CFO da Gerdau Ameristeel nos Estados Unidos. Em 2012, o Sr. Pires assumiu a posição de CFO e DRI da Gerdau, cargo que ocupou até 2015 quando assumiu a posição de CFO e DRI da Ultrapar Participações S.A. Em abril de 2022, o Sr. Pires foi eleito membro do conselho de administração da Yduqs Participações S.A. O Sr. Pires de Oliveira Dias é graduado em administração de empresas com ênfase em finanças pela Fundação Getulio Vargas (FVG) e concluiu o Advanced Management Program pela Universidade da Pennsylvania (Wharton), Estados Unidos. | |
Yaroslav Memrava Neto | Diretor de Novos Negócios |
Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Produtos Financeiros e Gestão de Risco pela FIA – USP e com especialização em gestão pela Universidade de Chicago – Booth School of Business, especializou-se na área de planejamento financeiro relacionado a três grandes setores de infraestrutura: saneamento, rodovias e energia. Atuou no período compreendido entre os anos de 2008 a 2010 na CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado concessões de infraestrutura, na área de planejamento, com especial enfoque em orçamento, valuation e M&A. Em 2011, atuou no Banco Sumitomo Mitsui do Brasil, na área de Project e Structured Finance. Ingressou na Aegea em Novembro de 2011 para estruturação da área de Relações com Investidores e posteriormente assumindo as áreas de Planejamento e Controle até Dezembro de 2020, quando assumiu a área de Novos Negócios e Inovação. | |
Rogério de Paula Tavares* | Vice Presidente de Relações Institucionais |
Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, e MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Antes de ingressar na Aegea, ocupou o cargo de Diretor de Infraestrutura e Saneamento na Caixa Econômica Federal. Como Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. *Não é Diretor Estatutário |
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Renato Médicis Maranhão Pimentel | Diretor |
Renato Médicis tem mais de 20 anos de experiência no segmento de infraestrutura no gerenciamento de empreendimentos públicos e privados. Iniciou sua carreira em 1999 ocupando diversos cargos. Em 2014, o Sr. Renato Medicis assumiu a posição de Diretor Presidente da Águas de São Francisco S/A (Barcarena/PA), cargo que ocupou até 2018. De 2015 a 2018 também foi Diretor Presidente da Águas de Timon/SA (Timon/MA). De Junho de 2018 a Dezembro de 2020 foi Diretor Presidente da Águas de Manaus S/A (Manaus/AM). Desde Março de 2020 ocupa o cargo de Vice Presidente Regional sendo responsável pelas operações nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão, Piauí e Ceará. O Sr. Médicis Maranhão Pimentel é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Organizacional. | |
Leandro Marin Ramos da Silva | Diretor |
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos de Infraestrutura. Atuou como executivo em projetos de infraestrutura, com destaque para o setor de construção pesada e concessões de rodovias e saneamento. Atua na Companhia desde 2013, onde exerceu as funções de Head de Engenharia, Head de M&A e novos negócios e Diretor de Operações Regional. Atualmente é Vice Presidente Regional, responsável pelos Contratos de Concessões das regiões Sul e Sudeste do Brasil. |
Para discutir os temas mais relevantes e obter mais solidez no estabelecimento de metas, na criação de políticas e nas tomadas de decisão, a Administração da Aegea conta com três comitês. São eles:
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo assegurar que o negócio seja conduzido em conformidade com as leis, ética, estatutos, acordos de acionistas, regimentos, políticas, normas, procedimentos e códigos de conduta, bem como a adequação dos controles internos da Companhia, com a devida avaliação de riscos e transparência nas Demonstrações Financeiras da Companhia.
Luiz Carlos Nannini – O Sr. Luiz Carlos Nannini possui mais de 30 anos de experiência como auditor independente, tendo participado de conselhos consultivos no Brasil, EUA e Globais. Desempenha a função de membro do comitê de auditoria em diversas organizações, como Grupo Centauro, Grupo Eletrobras, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, PraValer, Cogna Educação, Santander, Grupo Fleury e Eucatex, além de ter atuado como presidente do Conselho Fiscal na Rumo Logística, Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, Companhia Cosan S.A. e Cosan Logística S.A. Foi sócio da Ernst & Young de 1995 a 2014. O Sr. Nannini é formado em ciências contábeis e possui uma ampla gama de cursos de especialização realizados tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo um programa de liderança na Universidade Harvard. É membro do Ibracon e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, sendo também coautor do Manual de Normas Internacionais de Contabilidade, sob supervisão da CVM.
Ronald Schaffer – Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, construiu carreira em multinacionais, iniciando na empresa Carl Zeiss na Alemanha, e depois no Brasil, nas empresas Krupp Thyssen, Refinações de Milho Brasil, Unilever, Mattel e Indra. Ocupou posições de Controller, Diretor Administrativo Financeiro e CFO nas referidas empresas. Na Aegea Saneamento e Participações S.A. atua como membro do Conselho de Administração . Também atua como Conselheiro nos Grupo J. Demito, Usina Ferrari e Ferrolene/Transnovag e seus Comitês. No Terceiro Setor, atua como Vice-Presidente dos Conselhos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, Conselheiro do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Conselheiro Curador da Fundação Visconde de Porto Seguro e seus Comitês. Também serviu à Fundação Make-A-Wish como Diretor e como Mentor da ONG Endeavor. Foi sócio controlador da Editora Capivara Ltda. até dezembro de 2019.
Martim Della Valle – Advogado, professor e consultor. É doutor em direito (USP) e professor da International Anti-Corruption Academy (Viena, Áustria). É autor de dois livros e diversos artigos sobre arbitragem, compliance, antitruste e anti-corrupção. É pesquisador sênior do FGVEthics e membro do Conselho Consultivo de Ações Coletivas do UN Global Compact Brasil. Foi chefe global de compliance de uma grande multinacional e membro do conselho da Transparency International Belgium. Sócio de Marchini, Botelho e Caselta Advogados, quotista de Della Valle Consultoria Empresarial Ltda. e sócio de Zenith Source do Brasil Consultoria Empresarial Ltda.
Vanderlei da Silva Batista – Possui mais de 15 anos de experiência como auditor independente em big four. Formado em ciências contábeis e com ampla gama de cursos de especialização, além de ser auditor com registro CVM. Atualmente, é diretor de controladoria do Grupo Equipav, responsável pelas áreas de controladoria, contabilidade, tributário, TI, controles e processos internos, além de apoiar os times de finanças e de novos negócios na estruturação de novos investimentos e financiamentos de equity e dívida.
Danilo Dias Garcez de Castro Doria – Atua como CFO (Chief Financial Officer) na Equipav. Com uma experiência profissional de mais de duas décadas, desempenhou funções de destaque no âmbito das finanças corporativas e tesouraria, incluindo passagens por empresas como a Braskem. Danilo é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador e complementou sua formação participando do Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School, além de obter especialização em Finanças pelo Insper, em São Paulo.
Guilherme Tadeu Pereira Júnior – É Presidente do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A, desde outubro/2023, sendo Membro Efetivo desde dezembro/2020 e de maio/2018 a abril/2019. Na Dexco S.A. é Presidente do Conselho Fiscal desde abril/2022, tendo sido Membro Efetivo entre abril/2018 e abril/2020 e na Aegea Saneamento e Participações S.A. é Membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade desde agosto/2021. Atualmente é sócio e CEO da Chegolá Corretora de Consórcios e Seguros Ltda, empresa constituída em outubro/2024. Foi Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. entre novembro/2017 e abril/2018; Vice-Presidente Administrativo e Financeiro (CFO) e Diretor de Relação com Investidores da Itautec S.A. – Grupo Itautec de abril/2013 a abril/2015, tendo sido Diretor Executivo Administrativo e Financeiro (CFO) de março/2012 a março/2013 e Diretor de Controladoria Corporativa de junho/2010 a fevereiro/2012. Foi membro do Conselho Consultivo da Athie Wohnrath Associados, Projetos, Construção e Gerenciamento S.A. entre janeiro/2023 e abril/2024, tendo atuado como Presidente deste Conselho entre setembro/2023 e abril/2024. Foi Vice-Presidente de Operações (COO) da Minuto Corretora de Seguros S.A. de março/2020 a março/2022, tendo sido Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) de agosto/2017 a fevereiro/2020. Anteriormente, atuou por vários anos como CFO e Controller de empresas multinacionais. Graduado em Administração Pública formado pela Unisul, e em Ciências Contábeis pela Unip, com MBA em Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria pela FGV, cursou diversos programas de especialização em negócios e governança corporativa, com destaque para as universidades de Wharton e Berkeley nos EUA, além de formação em Comitê de Auditoria pela Universidade de Harvard. Também é Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC.
Denis Celso Marques Cuenca – O Sr. Denis Cuenca possui 35 anos de experiência executiva nas áreas de Auditorias Externa e Interna, Gestão de Riscos e Crises, Compliance, Gestão de Integridade e Canal de Denúncias, em empresas como KPMG, Itaú e Ultrapar. Atualmente é Diretor Global de Auditoria e Conformidade e Coordenador do Comite de Conduta da Vale S/A, atuando também como membro do Comite de Auditoria da AEGEA Saneamento desde julho de 2023 e membro do Comite de Auditoria, Riscos e Conformidade da Samarco desde janeiro de 2025. Entre 2014 e 2017 foi Secretario de Governança Corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é membro do Comite de Excelência em Riscos do CRA – Conselho Nacional de Administração. O Sr. Denis é formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade.
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo o monitoramento da execução do planejamento financeiro, revisão e opinião sobre a estrutura de capital da Companhia, bem como sobre as fontes e alocação de recursos para as novas concessões e os diversos projetos de investimentos da Companhia.
Harley Lorentz Scardoelli – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Scardoelli possui título de Chartered Financial Analyst, participou do Executive Development Program, Kellogg School of Management, Northwestern University, e também do “Preparing to be a Corporate Director” e CFO Leadership Program, ambos da Harvard Business School. Atualmente é membro do Conselho de Administração, Comitê de Finanças e Comitê de Pessoas e Remuneração da 3R Petroleum. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como Coordenador do Comitê de Finanças e Avaliações de Projetos.
Luiz Serafim Spínola Santos – Engenheiro civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, atendeu a cursos de pós-graduação em administração de empresas no INSEAD (França), e de extensão universitária na London Business School. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da João Fortes Engenharia, e diretor da Flex Parque SPE LTDA e da Rasley Corporation. Foi sócio do UBS Capital Américas (1998/2002) e da Brasilpar (1981/97). Anteriormente, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários, trabalhou no BNDES e BankBoston. Já foi conselheiro das seguintes companhias: Aegea Saneamento e Participações, Águas do Rio SPE, NTS- Nova Transportadora do Sudeste, Metalúrgica Gerdau, Líder Taxi Aéreo, FPI-Food Processing International, Fitch do Brasil, Banco Sudameris, Rebière e Springer. Atualmente é membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos da Companhia.
Luis Vital De Souza Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Na Companhia, atua como Presidente do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos.
Frederico de Souza Queiroz Pascowitch – Graduado em Administração de Empresas pelo Insper. É Diretor de Novos Negócios e membro das Comissões de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos da Itaúsa, tendo sido Consultor de Investimentos de fevereiro de 2016 a abril de 2017 na Companhia. Foi sócio no Gávea Investimentos de 2008 a 2015 e atuou como membro dos Conselhos de Administração da Energisa e Cell Site Solutions. Atuou no acompanhamento de diversos ativos enquanto gestor de portfólio, como: Unidas, Azul Linhas Aéreas, Paschoalotto, Time for Fun, Arcos Dorados, entre outras. Atualmente é membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos da Aegea Saneamento e Participações S/A.
Raul Calfat – É Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato. É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
Ricardo Eugenio de Sousa Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Equipav, membro do Comitê de Gestão de Pessoas e Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos da Aegea Saneamento e Participações S/A.
Carlos de Moraes Toledo Neto – Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo apoiar o Conselho nos temas estratégicos relacionados a gestão de pessoas da Companhia, como processo de seleção, remuneração e metas da Diretoria, bem como definição de políticas de gestão de pessoas (desenvolvimento, remuneração, retenção de talentos, benefícios).
Antônio Kandir – Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Atualmente, participa dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., CPFL Energia S.A., CSU Cardsystem S.A., COIMEX Empreendimentos e Participações Ltda. e MRV Engenharia e Participações S/A. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Guilherme Teixeira Caixeta – Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, e possui MBA pela Kellogg School of Management. O Sr. Guilherme ocupa o cargo de Managing Director e Head Infraestrutura LatAm no GIC (fundo soberano de Singapura), onde coordena investimentos de infraestrutura na América Latina. Ele também representa o GIC em alguns conselhos de empresas investidas na região. Anteriormente trabalhou no P2 Brasil (braço de infraestrutura do Pátria Investimentos), onde era responsável pelo setor de Petróleo e Gás, se tornando fundador e CEO da Oceana, e depois CFO do Grupo CBO, ambas construtoras e operadoras de navios de apoio marítimo. Guilherme também trabalhou na Votorantim Novos Negócios e foi diretor com foco em Energia e Utilities no BCG. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Gino Oyamada – É formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo, com especialização em Finanças, Pós Graduado em Gestão Empresarial pelo ISAE/FGV, livre Docência pela FGV, especialização em Banking e em Gestão de Negócios pela Manchester Business School e certificado em Governança pela FDC Fundação Dom Cabral, Gino Oyamada tem se dedicado desde 2015 ao mundo da Governança Corporativa. Além da AEGEA, onde atua no Comitê de Pessoas, Gino acumula passagens em Conselhos dos mais diversos segmentos: de Holding Familiares, Incorporação Imobiliária, Metalúrgico, Material de Construção, Serviços Hospitalares, Infraestrutura, Produtos para Saúde, Start Up a Fundos de Direitos Creditórios, dentre outros. Iniciou sua carreira no Banco Chase Manhattan, onde respondeu pelo seu programa local de trainees, seguido de igual período junto ao Lloyds Bank, onde atuou como Diretor Regional. Foi por 16 anos Sócio da FESA, uma das maiores empresas de Executive Search do país, respondendo por todas as suas regionais onde atendeu diversas das maiores e destacadas empresas do país, como foco no C’Level. Fundou a 3G Consultoria Empresarial, desenvolvendo diversos projetos nas áreas de Governança, Gestão e Gente, abrangendo diagnósticos da eficácia da governança, implantação de processos de governança, revisão e adequação de estruturas organizacionais, programas de remuneração estratégica e mentoria para altas lideranças.
Ricardo Eugênio de Sousa Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Equipav. Na Aegea Saneamento e Participações S.A, atua como membro do Comitê de Gestão de Pessoas e Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos.
Claudia Meirelles Carvalho – Formada em Psicologia pela FMU, com Especialização em Administração pela Universidade de Harvard, além de diversas outras formações em psicodrama aplicado, coaching, mentoria, assessment, psicologia econômica, liderança e negócios. Possui visão generalista em Gestão de Pessoas e sólida vivência na área de RH, liderando empresas de diversos segmentos como Investimentos, Serviços Profissionais, Farmacêuticas, Varejo e Bens de Consumo. Atualmente está como Head de Recursos Humanos na Itaúsa S.A., holding brasileira de capital aberto, fazendo parte de comissões e comitês internos. Além disso, faz parte do Conselho de Administração da Fundação Itaúsa Industrial, membro do Comitê de Remuneração e Pessoas da Copa Energia, membro do Comitê de Pessoas da AEGEA e do Conselho Consultivo da Associação Comunitária Despertar. Tem forte participação associativa e faz parte da ABRH-SP desde 2014, tendo sido Diretora Regional e Executiva em São Paulo. É membro do G3 e de diversas outras comunidades relevantes de RH. Atua também com aconselhamento profissional e mentoria para jovens e mulheres.
Carlos de Moraes Toledo Neto – Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Marcio Henrique Fernandes – Sólida experiência em empresas multinacionais nos segmentos de energia (utility company), indústria eletrônica, autopeças, banco e varejo. CEO da Holding do Grupo Neoenergia e Elektro, empresas nas quais esteve entre os anos de 2004 e 2017, tendo também atuado anteriormente em empresas como Solectron/Flextronics (Industria Eletrônica), Magneti Marelli – Grupo Fiat (Autopeças), Banco Real/ABN (Banco) e Casas Pernambucanas (Varejo). Fundador da Thutor, consultoria especializada em Gestão, Cultura Organizacional, Estratégia, Governança e Family Office Development, ocupou ainda a posição de Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade FNQ. Atualmente atua em posições estratégicas em Conselhos de Empresas de diversos setores. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica, com MBA pela Universidade de São Paulo (FEA), Global Leadership – IMD Business School, Executive Program Stanford University e INSEAD e Formação para Conselheiro Independente – IBCG.
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