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Administração
Objetivo: O Conselho de Administração da Aegea tem como missão promover os interesses da Companhia, protegendo-a e valorizando-a, bem como buscar sua perenidade e maximizar o retorno dos investimentos de seus Acionistas em sintonia com as melhores práticas do mercado em que atua, com a legislação aplicável e interesses dos demais agentes com que se relacionam a Companhia e suas sociedades controladas e sociedades coligadas.
Nome | Cargo |
Luis Vital de Souza Ramos Vettorazzo | Presidente |
Acionista do Grupo Equipav, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos. Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. | |
Carlos de Moraes Toledo Neto | Membro |
Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e membro do Comitê de Gestão de Pessoas. | |
Guilherme Teixeira Caixeta | Membro |
Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, e possui MBA pela Kellogg School of Management. O Sr. Guilherme ocupa o cargo de Managing Director e Head Infraestrutura LatAm no GIC (fundo soberano de Singapura), onde coordena investimentos de infraestrutura na América Latina. Ele também representa o GIC em alguns conselhos de empresas investidas na região. Anteriormente trabalhou no P2 Brasil (braço de infraestrutura do Pátria Investimentos), onde era responsável pelo setor de Petróleo e Gás, se tornando fundador e CEO da Oceana, e depois CFO do Grupo CBO, ambas construtoras e operadoras de navios de apoio marítimo. Guilherme também trabalhou na Votorantim Novos Negócios e foi diretor com foco em Energia e Utilities no BCG. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas | |
Antonio Kandir | Membro |
Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Atualmente, participa dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., CPFL Energia S.A., CSU Cardsystem S.A., COIMEX Empreendimentos e Participações Ltda. e MRV Engenharia e Participações S/A. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas. | |
Harley Lorentz Scardoelli | Membro |
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Scardoelli possui título de Chartered Financial Analyst, participou do Executive Development Program, Kellogg School of Management, Northwestern University, e também do “Preparing to be a Corporate Director” e CFO Leadership Program, ambos da Harvard Business School. Atualmente é membro do Conselho de Administração, Comitê de Finanças e Comitê de Pessoas e Remuneração da 3R Petroleum. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como coordenador do Comitê de Finanças e Avaliações de Projetos. | |
Luiz Serafim Spinola Santos | Membro |
Graduado em Engenharia civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração do Banco do Brasil e da João Fortes Engenharia. É vice-presidente da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), representando-a no Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da ANBIMA. É membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). De 1977 até 1981, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários. De 1974 a 1977 trabalhou no BNDES, como superintendente de operações. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos. | |
Ronald Schaffer | Membro |
Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e extensão em Economia pela Universidade de São Paulo. Atua como Conselheiro de Administração do Grupo J. Demito, Usina Ferrari e Ferrolene/Transnovag. Na Companhia atua como membro do Conselho de Administração e como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade. | |
Rodolfo Villela Marino | Membro |
Graduado em Administração de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Estudos do Desenvolvimento e em Economia e Filosofia pela LSE – London School of Economics and Political Science. Atualmente é Diretor Vice-Presidente da Itaúsa S.A., Membro do Conselho de Administração, dos Comitês de Governança e Pessoas, Sustentabilidade e Riscos e Estratégia e Novos Negócios. Adicionalmente, atua como Coordenador das Comissões de Finanças, e de Pessoas e Ética e é Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, de Mercado de Capitais, de Governança Corporativa, de Investimentos, e de Sustentabilidade. Tem atuação nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração e Comitês da Alpargatas e Dexco, Copa Energia e Aegea. | |
Eliane Aleixo Lustosa De Andrade | Membro |
Graduada em Economia no ano de 1986 pela PUC-Rio e Doutora em Finanças, é membro do Conselho de Administração da CCR S.A., BrasilAgro e do Instituto de Estudo do Trabalho e da Sociedade (IETS), além de membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa (B3), do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração. Possui certificações de Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e ESG Competent Boards Global Certificate and Designation for Board Members. Também foi Conselheira em instituições como Rumo Logística S.A., Fibria, Metalúrgica Gerdau S.A., Coimex, CPFL, Coteminas, BRF e IBGC. No setor público atuou como diretora do BNDES nas áreas de Desestatização e Mercado de Capitais e do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDE/SDE/MJ). |
Nome | Cargo |
Radamés Andrade Casseb | Diretor Presidente |
CEO da AEGEA Saneamento, ingressou na empresa como Diretor em 2011 mantendo, até a presente data, a liderança nas operações da Companhia e suas controladas. Ocupou cargos de liderança em outras companhias de infraestrutura, nas quais obteve sólida experiência com atividades ligadas à área de serviços regulados em especial em infraestrutura de rodovias e saneamento. Foi Diretor de Operações da CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em obras e projetos de infraestrutura. Radamés é graduado em informática especializado em Gestão de Infraestrutura pela FGV e em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral /INSEAD. | |
André Pires de Oliveira Dias | Vice Presidente Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores |
CFO e Diretor de Relações com Investidores da AEGEA Saneamento, é graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) e concluiu o Advanced Management Program pela Universidade da Pennsylvania (Wharton), Estados Unidos, tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Iniciou sua carreira em 1988 e ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, no Banco Geral do Comércio, na Montgomery Asset Management, no Banco BBA Creditanstalt e no BNP Paribas. Ingressou na Gerdau S.A. em 2004, onde inicialmente foi o gestor do family office da Gerdau e posteriormente o CFO da Gerdau Ameristeel nos Estados Unidos. Em 2012, o Sr. Pires assumiu a posição de CFO e DRI da Gerdau, cargo que ocupou até 2015 quando assumiu a posição de CFO e DRI da Ultrapar Participações S.A. Em abril de 2022, o Sr. Pires foi eleito membro do conselho de administração da Yduqs Participações S.A. | |
Yaroslav Memrava Neto | Diretor de Novos Negócios |
Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Produtos Financeiros e Gestão de Risco pela FIA ±USP e com especialização em gestão pela Universidade de Chicago ±Booth School of Business, especializou-se na área de planejamento financeiro relacionado a três grandes setores de infraestrutura: saneamento, rodovias e energia. Atuou no período compreendido entre os anos de 2008 a 2010 na CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado concessões de infraestrutura, na área de planejamento, com especial enfoque em orçamento, valuation e M&A. Em 2011, atuou no Banco Sumitomo Mitsui do Brasil, na área de Project e Structured Finance. Ingressou na Aegea em Novembro de 2011 para estruturação da área de Relações com Investidores e posteriormente assumindo as áreas de Planejamento e Controle. | |
Rogério de Paula Tavares* | Vice Presidente de Relações Institucionais |
Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, e MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Antes de ingressar na Aegea, ocupou o cargo de Diretor de Infraestrutura e Saneamento na Caixa Econômica Federal. Como Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. *Não é Diretor Estatutário |
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Renato Médicis Maranhão Pimentel | Diretor |
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Organizacional. O Sr. Renato tem mais de 20 anos de experiência no segmento de infraestrutura no gerenciamento de empreendimentos públicos e privados. Iniciou sua carreira em 1999 ocupando diversos cargos. Em 2014, o Sr. Renato assumiu a posição de Diretor Presidente da Águas de São Francisco S/A (Barcarena/PA), cargo que ocupou até 2018. De 2015 a 2018 também foi Diretor Presidente da Águas de Timon/SA (Timon/MA). Em Junho/2018, o Sr. Medicis assumiu como Diretor Presidente da Águas de Manaus S/A. | |
Leandro Marin Ramos da Silva | Diretor |
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos de Infraestrutura. Atuou como executivo em projetos de infraestrutura, com destaque para o setor de construção pesada e concessões de rodovias e saneamento. Atua na Companhia desde 2013, onde exerceu as funções de Head de Engenharia, Head de M&A e novos negócios e Diretor de Operações Regional. Atualmente é Vice Presidente Regional, responsável pelos Contratos de Concessões das regiões Sul e Sudeste do Brasil. | |
Guillermo Deluca | Diretor |
Graduado como Engenheiro Agrimensor com título revalidado profissionalmente no Brasil na Universidade de Viçosa, Minas Gerais. Desenvolveu sua carreira profissional na Argentina até 1998, na Administração Pública na Coordenação da Fiscalização e Controle das Concessões Rodoviárias Federais. Atuou como Presidente da empresa Águas Guariroba, concessionária de saneamento da Cidade de Campo Grande, Capital do Estado de Mato Grosso do Sul. |
Para discutir os temas mais relevantes e obter mais solidez no estabelecimento de metas, na criação de políticas e nas tomadas de decisão, a Administração da Aegea conta com três comitês. São eles:
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo assegurar que o negócio seja conduzido em conformidade com as leis, ética, estatutos, acordos de acionistas, regimentos, políticas, normas, procedimentos e códigos de conduta, bem como a adequação dos controles internos da Companhia, com a devida avaliação de riscos e transparência nas Demonstrações Financeiras da Companhia.
Luiz Carlos Nannini – Possui mais de 30 anos de experiência como auditor independente, tendo participado de conselhos consultivos no Brasil, EUA e Globais. Desempenha a função de membro do comitê de auditoria em diversas organizações, como Grupo Centauro, Grupo Via Varejo, Grupo Eletrobras, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano ±CDHU, PraValer, Cogna Educação, Vibra Energia, Grupo Fleury e Eucatex, além de ter atuado como presidente do Conselho Fiscal na Rumo Logística, Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, Companhia Cosan S.A. e Cosan Logística S.A. Na Aegea Saneamento e Participações S.A. atua como Coordenador do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade. Foi sócio da Ernst & Young de 1995 a 2014. O Sr. Nannini é formado em ciências contábeis e possui uma ampla gama de cursos de especialização realizados tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo um programa de liderança na Universidade Harvard. É membro do Ibracon e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, sendo também coautor do Manual de Normas Internacionais de Contabilidade, sob supervisão da CVM.
Ronald Schaffer – Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, construiu carreira em multinacionais, iniciando na empresa Carl Zeiss na Alemanha, e depois no Brasil, nas empresas Krupp Thyssen, Refinações de Milho Brasil, Unilever, Mattel e Indra. Ocupou posições de Controller, Diretor Administrativo Financeiro e CFO nas referidas empresas. Na Aegea Saneamento e Participações S.A. atua como membro do Conselho de Administração . Também atua como Conselheiro nos Grupo J. Demito, Usina Ferrari e Ferrolene/Transnovag e seus Comitês. No Terceiro Setor, atua como Vice-Presidente dos Conselhos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, Conselheiro do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Conselheiro Curador da Fundação Visconde de Porto Seguro e seus Comitês. Também serviu à Fundação Make-A-Wish como Diretor e como Mentor da ONG Endeavor. Foi sócio controlador da Editora Capivara Ltda. até dezembro de 2019.
Martim Della Valle – Advogado, professor e consultor. É doutor em direito (USP) e professor da International Anti-Corruption Academy (Viena, Áustria). É autor de dois livros e diversos artigos sobre arbitragem, compliance, antitruste e anti-corrupção. É pesquisador sênior do FGVEthics e membro do Conselho Consultivo de Ações Coletivas do UN Global Compact Brasil. Foi chefe global de compliance de uma grande multinacional e membro do conselho da Transparency International Belgium. Sócio de Marchini, Botelho e Caselta Advogados, quotista de Della Valle Consultoria Empresarial Ltda. e sócio de Zenith Source do Brasil Consultoria Empresarial Ltda.
Ricardo Eugenio de Sousa Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Na Companhia, atua como membro dos Comitês de Auditoria, Riscos e Integridade e de Gestão de Pessoas.
Sérgio Luis Botelho de Moraes Toledo – Acionista do Grupo Equipav. Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Municipal de Piracicaba, com especialização em infraestrutura de Saneamento Básico. Com formação em Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav, participando da estruturação e implementação da governança corporativa das empresas do Grupo.
Danilo Dias Garcez de Castro Doria – Atua como CFO (Chief Financial Officer) na Equipav. Com uma experiência profissional de mais de duas décadas, desempenhou funções de destaque no âmbito das finanças corporativas e tesouraria, incluindo passagens por empresas como a Braskem. Danilo é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador e complementou sua formação participando do Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School, além de obter especialização em Finanças pelo Insper, em São Paulo.
Guilherme Tadeu Pereira Júnior – Graduado em Administração Pública pela Unisul em 2008, possui MBA em Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e cursos de Especialização em Negócios realizados na Holanda. Atua como Vice-Presidente de Operações (COO) da Minuto Corretora de Seguros S.A. desde março de 2020, tendo ocupado também os cargos de Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) de agosto de 2017 a fevereiro de 2020, e de Consultor Financeiro nas áreas de planejamento financeiro e de controles internos em empresas no Brasil e EUA de agosto/2015 a julho/2017. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A. desde dezembro de 2020 e presidente do Conselho Fiscal da Dexco S.A. desde abril de 2021. Nos últimos anos, ocupou, na Oki Brasil Indústria e Comércio de Produtos e Tecnologia em Automação S.A., os cargos de membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria no período de janeiro a abril de 2014. Na Itautec S.A., ocupou os cargos de Vice-Presidente Administrativo e Financeiro (CFO) e Diretor de Relação com Investidores de abril de 2013 a abril de 2015, de Diretor Executivo Administrativo e Financeiro (CFO) de março de 2012 a março de 2013, e Diretor de Controladoria Corporativa de junho de 2010 a fevereiro de 2012. Na Alpargatas S.A., atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal de novembro de 2017 a abril de 2018.
Denis Celso Marques Cuenca – Possui sólida carreira como executivo de Riscos, Compliance e Auditoria, adotando um conceito integrado que captura as sinergias entre as matérias de prevenção e monitoramento, e trazendo resultados positivos e reconhecimento entre seus pares. Antes de ingressar na Vale, trabalhou em empresas como Ultrapar, Banco Itaú e KPMG. Na Ultrapar, implantou uma estrutura de governança considerada inovadora, na qual as áreas de Risco, Integridade e Auditoria atuam juntas. Entre 2014 e 2017, o Sr. Cuenca também atuou como Secretário de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente responde pela Diretoria Global de Compliance e Auditoria, além de coordenar o Comitê de Conduta e Integridade da Vale S.A.
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo o monitoramento da execução do planejamento financeiro, revisão e opinião sobre a estrutura de capital da Companhia, bem como sobre as fontes e alocação de recursos para as novas concessões e os diversos projetos de investimentos da Companhia.
Harley Lorentz Scardoelli – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Scardoelli possui título de Chartered Financial Analyst, participou do Executive Development Program, Kellogg School of Management, Northwestern University, e também do “Preparing to be a Corporate Director” e CFO Leadership Program, ambos da Harvard Business School. Atualmente é membro do Conselho de Administração, Comitê de Finanças e Comitê de Pessoas e Remuneração da 3R Petroleum. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração e como Coordenador do Comitê de Finanças.
Luiz Serafim Spínola Santos – Graduado em Engenharia civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração do Banco do Brasil e da João Fortes Engenharia. É vice-presidente da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), representando-a no Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da ANBIMA. É membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). De 1977 até 1981, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários. De 1974 a 1977 trabalhou no BNDES, como superintendente de operações. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, e como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos.
Luis Vital De Souza Ramos Vettorazzo – Acionista do Grupo Equipav, atua como Presidente do Conselho de Administração da Aegea. Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Frederico de Souza Queiroz Pascowitch – Graduado em Administração de Empresas pelo Insper. É Diretor de Novos Negócios e membro das Comissões de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos da Itaúsa, tendo sido Consultor de Investimentos de fevereiro de 2016 a abril de 2017 na Companhia. Na Companhia, atua como membro do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos.
Guilherme Teixeira Caixeta – Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, e possui MBA pela Kellogg School of Management. O Sr. Guilherme ocupa o cargo de Managing Director e Head Infraestrutura LatAm no GIC (fundo soberano de Singapura), onde coordena investimentos de infraestrutura na América Latina. Ele também representa o GIC em alguns conselhos de empresas investidas na região. Anteriormente trabalhou no P2 Brasil (braço de infraestrutura do Pátria Investimentos), onde era responsável pelo setor de Petróleo e Gás, se tornando fundador e CEO da Oceana, e depois CFO do Grupo CBO, ambas construtoras e operadoras de navios de apoio marítimo. Guilherme também trabalhou na Votorantim Novos Negócios e foi diretor com foco em Energia e Utilities no BCG. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Ricardo Eugenio de Sousa Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Equipav. Na Aegea Saneamento e Participações S.A, atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Carlos de Moraes Toledo Neto – Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Objetivo: Órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem por objetivo apoiar o Conselho nos temas estratégicos relacionados a gestão de pessoas da Companhia, como processo de seleção, remuneração e metas da Diretoria, bem como definição de políticas de gestão de pessoas (desenvolvimento, remuneração, retenção de talentos, benefícios).
Antonio Kandir – Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Trabalhou também como professor da UNICAMP, da PUC/SP e Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame (USA). Atualmente participa dos Conselhos de Administração das empresas, CPFL Energia S.A., CSU Cardsystem S.A., COIMEX Empreendimentos e Participações Ltda., MRV Engenharia e Participações S/A. e Vibra Agroindustrial S.A. Na Companhia, atua como coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas.
Guilherme Teixeira Caixeta – Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, e possui MBA pela Kellogg School of Management. O Sr. Guilherme ocupa o cargo de Managing Director e Head Infraestrutura LatAm no GIC (fundo soberano de Singapura), onde coordena investimentos de infraestrutura na América Latina. Ele também representa o GIC em alguns conselhos de empresas investidas na região. Anteriormente trabalhou no P2 Brasil (braço de infraestrutura do Pátria Investimentos), onde era responsável pelo setor de Petróleo e Gás, se tornando fundador e CEO da Oceana, e depois CFO do Grupo CBO, ambas construtoras e operadoras de navios de apoio marítimo. Guilherme também trabalhou na Votorantim Novos Negócios e foi diretor com foco em Energia e Utilities no BCG. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Gino Oyamada – Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especialização em finanças, pós-graduado em Gestão Empresarial (ISAE/FGV), especialização em Banking e em Gestão pela Manchester Business Scholl (UK), certificado em Livre Docência pela FGV e em Governança pela Fundação Dom Cabral (FDC). Iniciou sua carreira junto ao Banco Chase Manhattan, como trainee e, posteriormente tornou-se responsável pela coordenação de todo o programa, desde os processos de divulgação, recrutamento & Seleções de trainees, treinamento e desenvolvimento. Ainda no Chase, migrou para as áreas de crédito e posteriormente para as áreas de negócios. Conduziu pessoalmente centenas de processos de busca de altos executivos (C´Level), interagindo com Acionistas, Conselhos de Administração, Conselheiros e CEO´s e suas estratégias corporativas para inserir e reter talentos. Adicionalmente, juntamente com suas equipes, atuou em diversos projetos de avaliação de executivos, de sucessão, de diagnóstico e redesenho organizacional, de remuneração estratégica e de desenvolvimento organizacional. Nos 15 anos anteriores foi Sócio Gerente da FESAP, holding controladora das empresas FESA Global Executive Search, ASAP Executive Recruiters e FESA Advisory, respondendo pela gestão de todas as regionais fora de São Paulo (Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre). Atualmente é Sócio Gerente da 3G Consultoria, baseada em Curitiba e focada nos temas relacionados a Governança, Gestão e Gente. Tem conduzido projetos de implantação das melhores práticas de Governança, com especial atenção no tema Gente, como alicerce para a garantia da eficácia e longevidade dos modelos implantados. É membro do Conselho de Administração do Hospital Erasto Gaetner e facilitador em Conselhos de Família. Na Companhia, atua como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Ricardo Eugênio de Sousa Ramos Vettorazzo – Graduado em Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua há mais de 30 anos no Grupo Equipav. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Equipav. Na Aegea Saneamento e Participações S.A, atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Claudia Meirelles Carvalho – Formada em Psicologia pela FMU, com Especialização em Administração pela Universidade de Harvard, além de diversas outras formações em psicodrama aplicado, coaching, mentoria, assessment, psicologia econômica, liderança e negócios. Possui visão generalista em Gestão de Pessoas e sólida vivência na área de RH, liderando empresas de diversos segmentos como Investimentos, Serviços Profissionais, Farmacêuticas, Varejo e Bens de Consumo. Atualmente está como Head de Recursos Humanos na Itaúsa S.A., holding brasileira de capital aberto, fazendo parte de comissões e comitês internos. Além disso, faz parte do Conselho de Administração da Fundação Itaúsa Industrial, membro do Comitê de Remuneração e Pessoas da Copa Energia e do Conselho Consultivo da Associação Comunitária Despertar. Tem forte participação associativa e faz parte da ABRH-SP desde 2014, tendo sido Diretora de Regional e atualmente faz parte da Diretoria Executiva em São Paulo. É membro do G3 e de diversas outras comunidades relevantes de RH. Atua também com aconselhamento profissional e mentoria para jovens e mulheres.
Carlos de Moraes Toledo Neto – Formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvarez Penteado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com Formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. O Sr. Carlos atuou em diversos segmentos como infraestrutura, comércio exterior, agronegócio e varejo. Na Companhia, atua como membro do Conselho de Administração, do Comitê de Finanças e Avaliação de Projetos e do Comitê de Gestão de Pessoas.
Marcio Henrique Fernandes – Tem sólida experiência em empresas multinacionais nos segmentos de energia (utility company), indústria eletrônica, autopeças, banco e varejo. CEO da Holding do Grupo Neoenergia e Elektro, empresas nas quais esteve entre os anos de 2004 e 2017, tendo também atuado anteriormente em empresas como Solectron/Flextronics (Industria Eletrônica), Magneti Marelli – Grupo Fiat (Autopeças), Banco Real/ABN (Banco) e Casas Pernambucanas (Varejo). Fundador da Thutor, consultoria especializada em Gestão, Cultura Organizacional, Estratégia, Governança e Family Office Development, ocupou ainda a posição de Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade FNQ. Atualmente atua em posições estratégicas em Conselhos de Empresas de diversos setores. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica, com MBA pela Universidade de São Paulo (FEA), Global Leadership – IMD Business School, Executive Program Stanford University e INSEAD e Formação para Conselheiro Independente – IBCG.
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