Relatório de transparência e igualdade salarial

Lei 14.611/2023 – Igualdade salarial entre homens e mulheres

Em dezembro do ano passado foi regulamentada a Lei da Igualdade Salarial, apesar de já haver uma legislação prevendo critérios para a equiparação salarial no Brasil desde 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Entretanto, este tema não é novo para nós na Aegea. Aqui a igualdade de gênero e etnia é pauta em todos os níveis da organização há 7 anos onde atuamos como agentes da dignidade e respeitamos a diversidade. Entendemos a importância de contar com times diversos para a construção de um ambiente de trabalho inovador, produtivo e sustentável afinal somos mestres em basicidades atuando em mais de 500 municípios distribuídos em 15 estados.

Na Aegea, adotamos políticas de remuneração para todas as pessoas ao longo de toda sua trajetória profissional, seguindo estruturas de cargos e salários estabelecidos. As faixas salariais são revisitadas anualmente através de estudos e pesquisas de referência, traduzidos em processos estabelecidos, que incluem comparações baseadas nas melhores práticas de mercado. Os benefícios são conhecidos e aplicados por meio de políticas publicadas internamente.

Além disso, anualmente aplicados o ciclo de gestão de pessoas, baseado em avaliações anuais por competências, atributos de liderança e negócio e avaliação de performance, que podem resultar, ou não, em ajustes salariais por mérito, realinhamento ou promoção. Na Aegea assumimos o compromisso com a gestão da remuneração das nossas pessoas, a fim de assegurar uma política salarial alinhada às melhores práticas do mercado, diretrizes sindicais de maneira sustentável aos negócios e reforçando a igualdade e oportunidades equânimes para todos.

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) na Aegea: aprendendo, evoluindo e transformando

A diversidade faz parte do DNA Aegea, procuramos construir ambientes baseados no respeito às diferenças, equilíbrio e bem-estar. Para isso, estabelecemos ações, objetivos e acompanhamento de indicadores tangíveis de diversidade, referentes à representatividade e ao desenvolvimento e evolução de carreira das nossas pessoas – atentando-se, em especial, para os recortes de gênero e etnia. Reconhecemos que muito foi feito, mas também há a necessidade de aprendermos e continuarmos a avançar.
As ações de DEI são conduzidas em todas as localidades da Aegea no Brasil, por meio de nossos processos, dos comitês locais e por diversas iniciativas específicas voltadas à promoção da diversidade. Atuamos com 3 pilares: Empregabilidade, Desenvolvimento e Relacionamento. Alguns dos nossos focos:

Atração e Seleção de Talentos

• Políticas formalizadas e aplicadas com foco na promoção da diversidade externa e interna

Identificação identitária:

• Censo aplicado em todo público Aegea, incluindo as etapas de sensibilização e letramento para o Censo.

Academia AEGEA

• Trilhas de formação focadas em inclusão, equidade e diversidade

• Cartilha de Diversidade entregue a todos os publico

• Graduação e MBA com representatividade de gênero e etnia

Programa de Aceleração de carreira Aegea

• Para colaboradores selecionados dentro dos recortes de diversidade.

• Jornada de Desenvolvimento incluindo Programas de Mentoria e Coaching.

•Programa de talentos com representatividade

• Programa Trainee

• Programa de Estágio

• Programa de Aprendiz

Na Aegea, entendemos que a diversidade coopera para a inovação, o crescimento e a sustentabilidade do negócio. Acreditamos no respeito e na valorização das pessoas como condições essenciais para a construção de uma sociedade justa, e trabalhamos para que DEI seja um valor que nos diferencie estrategicamente.

Acesse aqui o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de 2023.

voltar

topo