Administração

Administração

Conselho de Administração
Nome Cargo
Santiago Crespo Chairman
Santiago Crespo – Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Direção de Pequenas e Médias Empresas ambas pela Universidade Católica de Córdoba/Argentina. Atuou de 1994 a 2003 como CEO da Benito Roggio e Hijos do Brasil Ltda. Foi Diretor Geral da Intranscol S.A. (do Grupo PROACTIVA/VEOLIA), sendo o responsável pela área de Engenharia Ambiental. Foi Diretor da CIBE Participações de 2005 até 2010, e diretor comercial na Aegea entre 2010 e 2018. Atualmente, além de presidente do Conselho da Companhia, é presidente da Abcon – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
Anastácio Ubaldino Fernandes Filho Membro
Anastácio Ubaldino Fernandes Filho – Engenheiro Elétrico pela PUC/MG, pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Desde 2006 atua como CEO da Kepler Weber S/A. Foi diretor administrativo financeiro e de operações da Companhia AIX Participações, diretor superintendente da Braspérola Indústria e Comércio S/A, e Diretor-Presidente da Companhia Vale do Rio Doce. Atuou como conselheiro de administração nas empresas: Rio Doce Limited, Vale do Rio Doce Alumínio, Rio Doce Geologia, Aço Minas Gerais, Bahia Sul Celulose, Salobo Metas, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – Câmara de Liquidação e Custódia, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fernando Magalhães Portella Membro
Fernando Magalhães Portella – Graduado em Agronomia pela UNESP, possui MBA Executivo pela Columbia University e é ex-aluno da Harvard Business School, onde participou do The General Management Program, entre fevereiro e maio de 2000, e o Programa Líder Corporativo, em março de 2006. Foi Diretor Executivo do Banco Citibank S.A. entre 1986 e 1992, sócio da Gemini Consulting de 1992 a 1996 e CEO do Grupo de Comunicação “O Dia” (de 1996 a 2003). Também foi membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Jornais (ANJ) no período 1996-2003 e presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios de janeiro de 1999 a dezembro de 2000. Atuou como CEO do Grupo de Mídia da Organização Jaime Câmara (janeiro de 2004 a janeiro de 2011, bem como CEO da Telemar Participações (abril de 2014 a setembro de 2015), CTX / Contax Participações (abril de 2014 a março de 2016) e Grupo Jereissati (fevereiro de 2011 a março de 2016). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Jereissati Participações, da Coimex Participações, da RPP Médios y Comunicação e da Terral Empresa de Compras e Incorporadora.
Antonio Kandir Member
Antonio Kandir – Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Trabalhou também como professor da UNICAMP, da PUC/SP e Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame. Nos últimos dez anos, participou de conselhos de administração e gerenciou diversos fundos de investimentos. De 2005 a 2008, foi Membro do Conselho de Administração da Datasul S.A., desenvolvedora de softwares de gestão empresarial. Também atuou como Membro do Conselho de Administração da Medial Saúde S.A., atuante no setor de saúde, de 2006 a 2008, e da CSU Cardsystem S.A., especializada em terceirização de processamento de meios eletrônicos de pagamento, no período compreendido entre os anos de 2011 e 2012. É, atualmente, sócio Diretor da GG Capital Investimentos Ltda., prestadora de serviços de aconselhamento financeiro, e da Governança & Gestão Investimentos Ltda., prestadora de serviços de gestão de ativos. Participa, ainda, dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., prestadora de serviços aéreos, e da Companhia Providência Ind. Com., especializada na fabricação e comercialização de produtos plásticos. Na Companhia, atua como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.
Eduardo José Bernini Member
Eduardo José Bernini – Mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP, MBA em Governança Corporativa pela FIPECAFI e economista pela FEA/USP. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2009). Foi Diretor Presidente do Grupo AES no Brasil, da EDP-Brasil, da VBC Energia e da Eletropaulo, além de Secretário Adjunto de Energia no Ministério de Minas e Energia (1994) e no Governo de São Paulo (1995/1996). É membro do Conselho de Administração da AEGEA Saneamento S.A., da Usina Coruripe S.A. e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.
Luiz Serafim Spinola Santos Member
Luiz Serafim Spínola Santos – Engenheiro civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, atendeu a cursos de pós-graduação em administração de empresas no INSEAD (França), e de extensão universitária com foco em finanças e investimentos na London Business School. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau, Cremer e João Fortes Engenharia. É vice-presidente da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), presidindo o Conselho de Autorregulação das Companhias Abertas da referida entidade, além de representa-la no Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da ANBIMA. É membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Em 2014 tomou posse como um dos membros do recém-criado CAF – Comitê de Aquisições e Fusões. Foi sócio do UBS Capital Américas (1998/2002) e da Brasilpar (1981/97), além de ter participado do conselho da Fitch do Brasil, de 1994 a 2002. De 1977 até 1981, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários. De 1974 a 1977 trabalhou no BNDES, como superintendente de operações, e de 1972 a 1974 trabalhou no Banco de Boston, como gerente de operações internacionais. Já foi conselheiro das seguintes companhias: Líder Taxi Aéreo, Varig, Springer, Medidata Informática, FPI-Food Processing International e Banco Sudameris. É sócio da Flex Parque SPE LTDA e da Cullen Developmet Inc. (BVI).
Ronald Schaffer Member
Ronald Schaffer – Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui Curso de Extensão em Economia pela Universidade São Paulo. Atuou de 2001 a 2012 na Mattel do Brasil Ltda. – subsidiária da Mattel Inc., fabricante de brinquedos, onde desenvolveu, dentre outras funções, o cargo de Diretor Financeiro. Ingressou na Companhia em 2013 onde assumiu o cargo de membro do Comitê de Auditoria e permanece no cargo desde então.
Márcio Henrique Fernandes Member
Márcio Henrique Fernandes – Graduado em Administração de Empresas pela PUC, com MBA em controladoria pela FIPECAFI FEA-USP e desenvolvimento executivos em Stanford, IMD e INSEAD. Possui formação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, tendo atuação como Conselheiro Independente em Conselhos de Administração. Em 2004 como gerente de Controladoria, passou por diversas áreas de negócios e, em 2007 tornou-se Diretor Executivo Administrativo. Assumiu a presidência da Elektro em 2011, anteriormente esteve por 14 anos em outros grandes grupos como Banco Real (ABN AMRO BANK), Magneti Marelli (Grupo FIAT) e SOLECTRON.
Ana Paula Machado Pessoa Member
Ana Paula Machado Pessoa – Economista, com graduação, mestrado e doutorado pela Stanford University. Ana Paula Pessoa é sócia e presidente do conselho da Kunumi AI SA. Ana Paula faz parte do Conselho de Administração do Credit Suisse Group, em Zurich; da Vinci Group, em Paris, da News Corporation, em Nova Iorque. e do Conselho Consultivo Global da Universidade de Stanford, California. Anteriormente, foi diretora financeira do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, sócia do Brunswick Group LLC, sócia da Black-Key Participações SA, diretora financeira da Infoglobo Comunicação e Participações SA, fundadora da Avanti SC, e presidente do conselho e sócia da Neemu Internet SA. Também atuou no conselho da Spix Macaw Software e Midia Interativa SA, da ZAP SA Internet e do Valor Econômico SA.
Diretoria Executiva

Diretoria Executiva é responsável pela administração, pelo planejamento e pelo desempenho operacional e financeiro da Companhia.

Nome Cargo
Felipe Bueno Marcondes Ferraz Diretor
Felipe Bueno Marcondes Ferraz – Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA na Universidade da Carolina do Norte, iniciou sua atuação profissional desenvolvendo processos de otimização nas linhas de produção da Rigesa MeadWestvaco (Valinhos – SP), liderou as decisões sobre investimento, desinvestimento e capacidade produtiva da planta fabril da MeadWestvaco Healthcare Packaging de Mebane (Carolina do Norte – EUA) e Manaus (AM). Atua na Aegea desde 2007, e foi responsável pelo processo de turnaround operacional da Prolagos – elevação da geração de caixa e relacionamento com todas as partes interessadas do negócio, extensão do contrato de concessão, extensão da rede de água e esgoto, com a consequente elevação da base de clientes. Dirigiu a área de novos negócios da Companhia, e atualmente dirige o Centro Administrativo da Aegea, que abriga os departamentos de Recursos Humanos, Administração de Pessoal, Tesouraria Operacional, Tecnologia de Informação, Segurança da Receita e Controladoria. O CAA é responsável pela uniformidade empresarial, permitindo maior sinergia entre as empresas atuais e as novas aquisições.
Flávio Martins Tarchi Crivellari Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Flávio Martins Tarchi Crivellari – Economista, desenvolveu a experiência profissional em empresas concessionárias de serviços públicos e órgãos do Estado antes de ser contratado pelo Grupo Equipav. Na organização, é responsável por operações de fusões e aquisições, captação de recursos, controladoria, governança corporativa, planejamento e gestão de tesouraria. Membro do Comitê Financeiro da ABDIB, da ABCON e do Grupo de Trabalho de Saneamento do BNDES. Pós-graduação em Teoria Econômica pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e pela UFRJ/RJ.
Hamilton Amadeo Diretor Presidente
Hamilton Amadeo – Engenheiro civil, atuou com sucesso desde 1995 junto a diversas agências reguladoras, sendo responsável pela concepção e coordenação da implementação de modelos operacionais voltados para concessionárias de serviços públicos, com expressivos resultados na ampliação da lucratividade das empresas. Possui sólida experiência em aquisição do controle de empresas concessionárias no mercado secundário e participação em licitações públicas de empresas concessionárias. Antes de ingressar no Grupo Equipav, em 2004, ocupou o cargo de diretor em importantes companhias de infraestrutura. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (SP).
José João de Jesus da Fonseca Diretor
José João de Jesus da Fonseca – Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade de Uberaba-MG, pós-graduado em Saúde Pública, pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, e em Didática – Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica, pela Faculdade de Educação São Luiz, possui MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Atuou de 1997 a 1998 na Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins – SANEATINS, prestadora de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado de Tocantins. De 1998 a 2000, atuou como Gerente de Operações da Novacon Engenharia de Concessões S/C Ltda., prestadora de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto e, de 2000 a 2007, atuou no Grupo Águas do Brasil, especializado em concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, especialmente na Concessionária Águas do Imperador e na Águas de Juturnaíba S.A. Ainda no ano de 2007, ingressou na Companhia, onde atuou como Gerente Operacional, entre setembro de 2007 e setembro de 2008, Diretor Executivo, entre setembro de 2008 e fevereiro de 2011 e Diretor Presidente, entre fevereiro de 2011 e novembro de 2016.
Rogério de Paula Tavares* Vice-presidente de Relações Institucionais
Rogério de Paula Tavares – Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, e MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Antes de ingressar na Aegea, ocupou o cargo de Diretor de Infraestrutura e Saneamento na Caixa Econômica Federal. Como Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas.

*Não é Diretor Estatutário

Comitês

Para discutir os temas mais relevantes e obter mais solidez no estabelecimento de metas, na criação de políticas e nas tomadas de decisão, a Administração da Aegea conta com quatro comitês. São eles:

Comitê

Comitê

Auditoria, Riscos e Integridade

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração no monitoramento e deliberações das questões relacionadas ao mapa de riscos, operações de estruturação financeira, demonstrações financeiras, aspectos fiscais e tributários, auditoria interna e externa e planejamento financeiro.

Santiago Crespo – Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Direção de Pequenas e Médias Empresas ambas pela Universidade Católica de Córdoba/Argentina. Atuou de 1994 a 2003 como CEO da Benito Roggio e Hijos do Brasil Ltda. Foi Diretor Geral da Intranscol S.A. (do Grupo PROACTIVA/VEOLIA), sendo o responsável pela área de Engenharia Ambiental. Foi Diretor da CIBE Participações de 2005 até 2010, e diretor comercial na Aegea entre 2010 e 2018. Atualmente, além de presidente do Conselho da Companhia, é presidente da Abcon – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

Ronald Schaffer – Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui Curso de Extensão em Economia pela Universidade São Paulo. Atuou de 2001 a 2012 na Mattel do Brasil Ltda. – subsidiária da Mattel Inc., fabricante de brinquedos, onde desenvolveu, dentre outras funções, o cargo de Diretor Financeiro. Ingressou na Companhia em 2013 onde assumiu o cargo de membro do Comitê de Auditoria e permanece no cargo desde então.

Thomas Daniel Brull – Ocupou a Diretoria de Reestruturação na Sharp S.A.; Diretoria de Planejamento, Controle e RI na Tec Toy S.A., aonde conduziu a reestruturação societária das empresas e a abertura do capital (IPO); VP de Finanças, Planejamento e Administração no Grupo Bandeirantes de Comunicação, criando a atividade de relações com investidores; VP de Finanças na ALONET S.A., responsável pelo valuation da empresa; CFO e RI na EDP-Energias do Brasil e CFO e DRI na Tecnisa, cujos principais resultados conquistados podem ser considerados o follow on (captação subsequente de ações), emissão de debêntures e CCBs, venda de equity e implantação de um novo modelo de gestão de caixa. Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui mestrado em controladoria pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP e Master in Business Administration pela Indiana University, Bloomington. É professor titular de finanças e contabilidade nos cursos de MBA da Business School São Paulo.

Fábio Galindo Silvestre – Fábio Galindo Silvestre é membro efetivo do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade da Companhia. Graduou-se em Direito pela Associação Educacional Toledo – Presidente Prudente/SP em 2003, com pós-graduação em Inteligência de Estado e inteligência de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais em 2008; participou dos Cursos de Justice, Government pela Harvard Law School e de Constitucional Law pela Stanford University, todos em 2017. Cursou o Legal Risk Management pela Boston University em 2017/2018. Entre 2004 a 2017, foi Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Em 2015 foi Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso e, de 2016 até 2017 atuou como Subcorregedor Nacional do Ministério Público.

Finanças e Avaliação de Projetos

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração em avaliar as premissas e riscos de projetos e investimentos para a Companhia.

Ana Paula Machado Pessoa – Economista, com graduação, mestrado e doutorado pela Stanford University. Ana Paula Pessoa é sócia e presidente do conselho da Kunumi AI SA. Ana Paula faz parte do Conselho de Administração do Credit Suisse Group, em Zurich; da Vinci Group, em Paris, da News Corporation, em Nova Iorque. e do Conselho Consultivo Global da Universidade de Stanford, California. Anteriormente, foi diretora financeira do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, sócia do Brunswick Group LLC, sócia da Black-Key Participações SA, diretora financeira da Infoglobo Comunicação e Participações SA, fundadora da Avanti SC, e presidente do conselho e sócia da Neemu Internet SA. Também atuou no conselho da Spix Macaw Software e Midia Interativa SA, da ZAP SA Internet e do Valor Econômico SA.

Anastácio Ubaldino Fernandes Filho – Engenheiro Elétrico pela PUC/MG, pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Desde 2006 atua como CEO da Kepler Weber S/A. Foi diretor administrativo financeiro e de operações da Companhia AIX Participações, diretor superintendente da Braspérola Indústria e Comércio S/A, e Diretor-Presidente da Companhia Vale do Rio Doce. Atuou como conselheiro de administração nas empresas: Rio Doce Limited, Vale do Rio Doce Alumínio, Rio Doce Geologia, Aço Minas Gerais, Bahia Sul Celulose, Salobo Metas, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – Câmara de Liquidação e Custódia, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).

Luiz Serafim Spínola Santos – Engenheiro civil pela UFRJ, mestre em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, atendeu a cursos de pós-graduação em administração de empresas no INSEAD (França), e de extensão universitária com foco em finanças e investimentos na London Business School. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau, Cremer e João Fortes Engenharia. É vice-presidente da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), presidindo o Conselho de Autorregulação das Companhias Abertas da referida entidade, além de representa-la no Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da ANBIMA. É membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Em 2014 tomou posse como um dos membros do recém-criado CAF – Comitê de Aquisições e Fusões. Foi sócio do UBS Capital Américas (1998/2002) e da Brasilpar (1981/97), além de ter participado do conselho da Fitch do Brasil, de 1994 a 2002. De 1977 até 1981, foi superintendente da CVM, chefiando a área de Relações com o Mercado e os Intermediários. De 1974 a 1977 trabalhou no BNDES, como superintendente de operações, e de 1972 a 1974 trabalhou no Banco de Boston, como gerente de operações internacionais. Já foi conselheiro das seguintes companhias: Líder Taxi Aéreo, Varig, Springer, Medidata Informática, FPI-Food Processing International e Banco Sudameris. É sócio da Flex Parque SPE LTDA e da Cullen Developmet Inc. (BVI).

Thomas Daniel Brull – Ocupou a Diretoria de Reestruturação na Sharp S.A.; Diretoria de Planejamento, Controle e RI na Tec Toy S.A., aonde conduziu a reestruturação societária das empresas e a abertura do capital (IPO); VP de Finanças, Planejamento e Administração no Grupo Bandeirantes de Comunicação, criando a atividade de relações com investidores; VP de Finanças na ALONET S.A., responsável pelo valuation da empresa; CFO e RI na EDP-Energias do Brasil e CFO e DRI na Tecnisa, cujos principais resultados conquistados podem ser considerados o follow on (captação subsequente de ações), emissão de debêntures e CCBs, venda de equity e implantação de um novo modelo de gestão de caixa. Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui mestrado em controladoria pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP e Master in Business Administration pela Indiana University, Bloomington. É professor titular de finanças e contabilidade nos cursos de MBA da Business School São Paulo.

Fernando Magalhães Portella – Graduado em Agronomia pela UNESP, possui MBA Executivo pela Columbia University e é ex-aluno da Harvard Business School, onde participou do The General Management Program, entre fevereiro e maio de 2000, e o Programa Líder Corporativo, em março de 2006. Foi Diretor Executivo do Banco Citibank S.A. entre 1986 e 1992, sócio da Gemini Consulting de 1992 a 1996 e CEO do Grupo de Comunicação “O Dia” (de 1996 a 2003). Também foi membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Jornais (ANJ) no período 1996-2003 e presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios de janeiro de 1999 a dezembro de 2000. Atuou como CEO do Grupo de Mídia da Organização Jaime Câmara (janeiro de 2004 a janeiro de 2011, bem como CEO da Telemar Participações (abril de 2014 a setembro de 2015), CTX / Contax Participações (abril de 2014 a março de 2016) e Grupo Jereissati (fevereiro de 2011 a março de 2016). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Jereissati Participações, da Coimex Participações, da RPP Médios y Comunicação e da Terral Empresa de Compras e Incorporadora.

Regulação

Objetivo: Apoiar o Conselho de Administração em temas regulatórios, nos termos de seu Regimento Interno.

Eduardo José Bernini – Mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP, MBA em Governança Corporativa pela FIPECAFI e economista pela FEA/USP. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2009). Foi Diretor Presidente do Grupo AES no Brasil, da EDP-Brasil, da VBC Energia e da Eletropaulo, além de Secretário Adjunto de Energia no Ministério de Minas e Energia (1994) e no Governo de São Paulo (1995/1996). É membro do Conselho de Administração da AEGEA Saneamento S.A., da Usina Coruripe S.A. e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

Ana Cândida Tocheton – Graduada em Direito, foi responsável pela estruturação do departamento jurídico na Companhia Rodovia das Colinas S.A. e posteriormente na CIBE Participações e Empreendimentos S.A. atuou na reestruturação do departamento jurídico da Concessionária Águas Guariroba S.A., do Consórcio Univias, no Rio Grande do Sul – 3 Concessões de rodovias (Convias, Sulvias e Metrovias), da Prolagos S.A., concessão de saneamento na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, da Concessionária Nascentes Gerais S.A., concessão patrocinada (PPP) de rodovia no Estado de Minas Gerais e de Águas de Itu, concessão de saneamento no Estado de São Paulo e da Equipav S.A Pavimentação, Engenharia e Comércio.

Lucilaine Tenorio de Medeiros – Advogada com mais de 15 anos de atuação no mercado regulatório, MBA em Gestão de Negócios e pós graduação em Gestão Empresarial e em Direito Processual Civil e Direito Civil: Parte Geral e Obrigações. Atual Diretora de Água Guariroba, controlada pela Companhia. Na Guariroba trabalhou na gerência jurídica desde 2012 e na controladora atuou Gerência Jurídica de Regulação e, recentemente, assumiu o cargo de membro do Comitê de Regulação.

Gestão de Pessoas

Objetivo: Apoiar Conselho de Administração em relação as políticas de cargos, salários e benefícios e desenvolvimento e seleção para os cargos de alta gestão.

Antonio Kandir – Graduado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. O Sr. Antonio foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda. e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Trabalhou também como professor da UNICAMP, da PUC/SP e Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame. Nos últimos dez anos, participou de conselhos de administração e gerenciou diversos fundos de investimentos. De 2005 a 2008, foi Membro do Conselho de Administração da Datasul S.A., desenvolvedora de softwares de gestão empresarial. Também atuou como Membro do Conselho de Administração da Medial Saúde S.A., atuante no setor de saúde, de 2006 a 2008, e da CSU Cardsystem S.A., especializada em terceirização de processamento de meios eletrônicos de pagamento, no período compreendido entre os anos de 2011 e 2012. É, atualmente, sócio Diretor da GG Capital Investimentos Ltda., prestadora de serviços de aconselhamento financeiro, e da Governança & Gestão Investimentos Ltda., prestadora de serviços de gestão de ativos. Participa, ainda, dos Conselhos de Administração das empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., prestadora de serviços aéreos, e da Companhia Providência Ind. Com., especializada na fabricação e comercialização de produtos plásticos. Na Companhia, atua como membro do Comitê de Gestão de Pessoas.

Felipe Bueno Marcondes Ferraz – Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA na Universidade da Carolina do Norte, iniciou sua atuação profissional desenvolvendo processos de otimização nas linhas de produção da Rigesa MeadWestvaco (Valinhos – SP), liderou as decisões sobre investimento, desinvestimento e capacidade produtiva da planta fabril da MeadWestvaco Healthcare Packaging de Mebane (Carolina do Norte – EUA) e Manaus (AM). Atua na Aegea desde 2007, e foi responsável pelo processo de turnaround operacional da Prolagos – elevação da geração de caixa e relacionamento com todas as partes interessadas do negócio, extensão do contrato de concessão, extensão da rede de água e esgoto, com a consequente elevação da base de clientes. Dirigiu a área de novos negócios da Companhia, e atualmente dirige o Centro Administrativo da Aegea, que abriga os departamentos de Recursos Humanos, Administração de Pessoal, Tesouraria Operacional, Tecnologia de Informação, Segurança da Receita e Controladoria. O CAA é responsável pela uniformidade empresarial, permitindo maior sinergia entre as empresas atuais e as novas aquisições.

Gino Oyamada – Gino é formado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especialização em Finanças, pós-graduado em Gestão Empresarial (ISAE/FGV), Especialização em Banking e em Gestão pela Manchester Business School (UK), certificado em Livre Docência pela FGV e em Governança pela FDC Fundação Dom Cabral.

Hamilton Amadeo – Engenheiro civil, atuou com sucesso desde 1995 junto a diversas agências reguladoras, sendo responsável pela concepção e coordenação da implementação de modelos operacionais voltados para concessionárias de serviços públicos, com expressivos resultados na ampliação da lucratividade das empresas. Possui sólida experiência em aquisição do controle de empresas concessionárias no mercado secundário e participação em licitações públicas de empresas concessionárias. Antes de ingressar no Grupo Equipav, em 2004, ocupou o cargo de diretor em importantes companhias de infraestrutura. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (SP).

 

voltar

topo