Vantagens Competitivas

Nossa forte posição comercial e perspectivas futuras derivam dos seguintes fatores:

Negócio bem estabelecido, com escala e know-how significativos. Somos uma das maiores empresas de saneamento privado do Brasil. Prestamos serviços em 57 municípios de diversos tamanhos, de 3,5 mil a mais de 2,1 milhões de habitantes, em 12 estados, em todas as regiões do Brasil, o que demonstra nossa flexibilidade de adaptação a municípios de diferentes tamanhos e realidades socioeconômicas. O know-how desenvolvido ao longo dos anos nos ajudou nas últimas conquistas bem-sucedidas, como em Águas Guariroba, concessionária de água e esgoto responsável pelo Município de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. Desde a aquisição, a Águas Guariroba reduziu seu índice de perdas na distribuição de água de 55%, em 2006, para os atuais 19%, um dos índices mais baixos entre os municípios brasileiros. Além disso, aumentamos a cobertura de esgoto de Águas Guariroba de 27% em 2006 para 80% em 2019.

Replicamos nosso modelo de negócios para as demais unidades, com foco sempre na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados. A seguir mais algumas de nossas ações bem sucedidas:

  • redução no índice de perdas na distribuição de água em Prolagos de 57% em 2007 para 32% em 2019. Essa redução representa, além da queda no desperdício, qualidade de vida a moradores e turistas, dada a importância das cidades atendidas pela Prolagos para a indústria do turismo do Rio de Janeiro. As cidades de Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia recebem grande quantidade de turistas durante a alta temporada, o que aumenta significativamente a população a ser servida;

  • revertemos o dano ambiental que ameaçava a Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do mundo, cujo ecossistema é vital para a região abrangida pela concessão de Prolagos;

  • universalizamos, em dois anos, o serviço de esgoto no município de Piracicaba, no estado de São Paulo, através da parceria público-privada Águas do Mirante;

  • universalizamos o serviço de esgoto no município de Matão, no estado de São Paulo, através do contrato de concessão Águas de Matão; e

  • tratamos 100% da água no município de Timon, a primeira cidade do estado do Maranhão a atingir esses níveis de tratamento para a população.

Ativos diversificados de qualidade e contratos de concessão de longo prazo. Temos uma base de ativos diversificada e de alta qualidade, com contratos de concessão de longo prazo (período médio de concessão remanescente, em 2019, é de 28 anos, considerando a receita média ponderada). Nossa base de ativos tem as características: (i) a demanda é relativamente inelástica, (ii) as tarifas estão vinculadas à inflação e são pagas diretamente pelos usuários, e (iii) os contratos de concessão têm cláusulas de reequilíbrio econômico para eventos não previstos à época de licitação, resultando em fluxos de caixa previsíveis. Mitigamos o risco através da diversificação geográfica e regulatória, com operações em 12 Estados e 57 municípios por todo o país.

Os recursos hídricos disponíveis nas regiões em que operamos como rios, barragens, lagos e águas subterrâneas, nos garantem um abastecimento constante de água a toda população que atendemos. Além disso, acreditamos que a demanda nas regiões em que operamos está abaixo da disponibilidade de água, o que nos permite atender a demanda atual e futura de forma previsível.

Alta qualidade e excelência nos serviços prestados e criação de valor compartilhado. Aderimos a altos padrões de serviço e empregamos a melhor tecnologia disponível no setor de saneamento para controlar a qualidade da água que coletamos, processamos e distribuímos. Temos 42 laboratórios regionais e também utilizamos laboratórios terceirizados para monitorar a qualidade da água e do esgoto tratado, conforme exigido pelos padrões internos da companhia, além daqueles estabelecidos por lei. Também tratamos 100% do esgoto que coletamos.

Com relação a perdas de água, temos uma área dedicada na redução de perdas na distribuição de água e também investimos na redução de nossas perdas, consequentemente reduzindo o consumo de energia. Para replicar o modelo de negócios da Aegea, criamos a Academia AEGEA, nossa própria instituição educacional, para treinar pessoas a fim de adicionar às concessionárias entrantes as melhores práticas das concessionárias mais experientes.

Nossa meta é gerar valor, em conjunto com todas as concessionárias, empreendendo esforços para promover a saúde, educação ambiental e universalização de tratamento de água e esgoto. Esses esforços exigem comunicação constante com governos locais, comunidades e associações comerciais nas regiões em que atuamos. Também implementamos programas e iniciativas de responsabilidade social com foco na educação ambiental e saúde.

Forte rentabilidade e geração previsível de fluxo de caixa. Nossos resultados operacionais demonstram forte rentabilidade. Nossa margem EBITDA (excluindo receita e custo de construção) foi de 53,6% no ano de 2019, e 46,8%, 50,3% e 46,6% nos exercícios findos em 31 de dezembro de 2018, 2017 e 2016, respectivamente, o que se compara a uma média de aproximadamente 40,0% entre as empresas brasileiras listadas de água e esgoto.

Ao contrário do que ocorre nas empresas estatais de saneamento, nossas tarifas são predeterminadas contratualmente e indexadas aos índices de inflação, garantindo a nós e aos nossos acionistas retornos estáveis e previsíveis.

Além disso, nossos investimentos estão relacionados principalmente à conexão de novas economias (em oposição à manutenção da infraestrutura de economias já conectadas), gerando novos fluxos de caixa e receitas e reduzindo nossa alavancagem no curto e médio prazo, após a realização dos investimentos.

Acesso a diversas fontes de financiamento de longo prazo.  Nossa forte geração de fluxo de caixa se dá por meio das operações, e nosso papel como provedor de serviço público essencial nos coloca em uma posição privilegiada na obtenção de financiamentos de longo prazo e de baixo custo junto a bancos públicos brasileiros, agências multilaterais nacionais e internacionais e bancos de desenvolvimento. A não dependência de um número limitado de fontes nos permite diversificar alternativas de financiamento nos mercados brasileiro e internacional, a fim de financiar nossas necessidades de capital de giro e investimentos.

Acionista internacional e fortes práticas de governança corporativa. Nosso acionista controlador é o Grupo Equipav (um conglomerado de infraestrutura brasileiro com longa história e experiência no setor) e contamos também com o Fundo Soberano de Cingapura (GIC), importante investidor internacional que detém aproximadamente US$100 bilhões de ativos em cerca de 40 países do mundo. Este grupo fornece uma combinação única de conhecimento técnico, diligência financeira, abordagem disciplinada para novos projetos e um selo de qualidade que nos impulsiona a gerar valor e buscar crescimento contínuo para o Grupo Aegea.

Mantemos uma sólida estrutura de governança corporativa, com base nos princípios da transparência, igualdade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Atualmente, temos sete membros em nosso Conselho de Administração, dos quais seis são considerados independentes, de acordo com os critérios do IBGC. A base do Conselho de Administração é composta por quatro comitês executivos, e pela Diretoria de Compliance, que tem reporte direto ao Conselho.

Nossa Estratégia

Nossa missão é fornecer serviços de água e esgoto, contribuindo para melhoria na qualidade de vida e no meio ambiente. Nosso objetivo é nos tornarmos referência global na prestação de serviços de saneamento básico de forma sustentável, competitiva e inovadora, focada nas necessidades de nossos clientes. Para isso, nossos objetivos estratégicos são baseados nos seguintes princípios: disponibilidade de água, excelência na prestação de serviços, crescimento sustentável, promoção e expansão da base operacional, inovação e tecnologia, motivação dos colaboradores e expansão da cobertura de esgoto.

Garantir disponibilidade de água nas áreas onde operamos. Nosso objetivo é garantir a disponibilidade de água nas áreas onde operamos, bem como promover o uso racional e integrado dos recursos hídricos respeitando a demanda, os níveis críticos de água para cada região, e investindo na melhoria da estrutura da operação no curto, médio e longo prazo, garantindo acesso à água.

Assegurar a qualidade e disponibilidade em nossa área de cobertura, oferecendo um excelente serviço e melhorando a eficiência operacional. Nosso objetivo é manter o índice de cobertura de água com alto padrão de qualidade e disponibilidade de nossos serviços e reduzir as perdas físicas e não-físicas, a fim de atender ao crescimento esperado de nossa base de clientes. A cobertura de esgoto também será ampliada, de acordo com os objetivos estabelecidos nos contratos de concessão.

Vamos investir na tecnologia da informação para aumentar a velocidade e produtividade em resposta às mudanças regulatórias, fortalecer nossa estrutura financeira, comercial e administrativa, fornecer uma base sólida e integral de informação para apoiar o processo de tomada de decisão e aumentar a eficiência de nossas operações, além da redução de custos.

Nosso plano é sempre aperfeiçoar a gestão dos ativos por meio de redução de despesas, automatização de algumas instalações, agilidade nos processos operacionais, implementação de planejamento integrado e investimento ainda maior em pesquisa e desenvolvimento.

Busca contínua pelo crescimento sustentável. Nosso objetivo é o crescimento econômico e financeiro combinado a melhores práticas ambientais e sociais. É garantir resultados positivos através da qualidade dos serviços prestados, e proporcionando retorno aos nossos acionistas. 

Prospectamos oportunidades de crescimento e temos um histórico incontestável de concessões conquistadas em licitações públicas e em aquisições, aumentando nossa abrangência no Brasil para 57 municípios em 12 Estados. Continuaremos na prospecção de oportunidades de aquisições disponíveis, aproveitando e aumentando o know-how que temos.

Para financiar nosso crescimento utilizamos fontes diversificadas de fundos que incluem bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais e agências multilaterais, além do mercado de capitais.

Expandir nossa cobertura de esgoto. O plano é implementar estruturas de coleta e tratamento de esgoto de forma econômica e tecnologicamente viável, de acordo com os objetivos estabelecidos nos contratos de concessão. Esses investimentos são necessários para restaurar a qualidade dos rios e lagos, disponibilizando novas fontes de abastecimento de água. Nossa forte presença em todo o país e a experiência que temos no fornecimento de serviços de água e esgoto nos coloca em uma posição privilegiada para expandir nossos serviços de esgoto.

Estabelecer formas eficientes e competitivas de motivar, reter e atrair pessoal. Por meio da Academia Aegea, em 2019, aproximadamente 4.600 colaboradores foram treinados, com destaque para a estruturação de uma nova frente para capacitação em ensino superior, o que nos torna a primeira empresa de saneamento básico do Brasil a investir em um programa personalizado de graduação para o nosso setor. Outro papel fundamental da Academia Aegea é o desenvolvimento das trilhas pedagógicas do Programa de Trainee, que visa preparar futuras lideranças. Atualmente, cinco unidades já são dirigidas por ex-trainees e outros nove assumiram posições de liderança nas áreas corporativas.

A Academia Aegea apoia ainda a formação de lideranças executivas, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais apontadas no Programa de Gestão de Talentos e Sucessão. Iniciado em 2015, visa a identificação e formação de talentos internos de forma estruturada, sistêmica e contínua em todos os níveis de liderança da empresa – coordenadores, gerentes, diretores, vice-presidentes até o CEO – por meio de um plano de carreira e desenvolvimento de competências, possibilitando a mobilidade vertical e horizontal em nosso time.

voltar

topo