A verificação pela Ernst & Young, auditor independente registrado na Comissão de Valores Mobiliários, é um processo desafiador que reforça a transparência e os princípios ESG.

 

Como mostrar para o mercado, investidores e toda a sociedade os valores que são gerados pela empresa ao desempenhar suas funções e, ao mesmo tempo, os processos de controle, de gestão e de governança criteriosos seguidos? O Relatório Anual de Sustentabilidade é uma das formas.

Com 124 páginas, o da Aegea é um documento detalhado de como a empresa vem transformando para melhor a vida dos moradores nos locais onde atua e gerando desenvolvimento para todos ao redor com respeito ao meio ambiente.

 

Relatório mostra o legado construído

De janeiro a dezembro de 2021, com o compromisso de movimentar vidas por meio do saneamento, as unidades da Aegea evitaram que 80 mil piscinas olímpicas de esgoto fossem despejadas na natureza. Isso equivale a mais de 200 bilhões de litros de esgoto que foram coletados e tratados.

Com um olhar voltado para a preservação dos recursos hídricos, a Aegea trabalha para combater as perdas de água tratada. Em 2021, a redução foi de 53,8% para 48,9%. São 39 bilhões de água poupados, quantidade suficiente para abastecer 970 mil pessoas por um ano.

Ao cuidar de pessoas – são mais de 21 milhões em 154 cidades – com respeito ao meio ambiente, a empresa evolui também nos resultados financeiros. Se consolidou como líder em saneamento privado do Brasil, conquistando 49,5% de participação deste setor.

 

Transparência fortalecida 

A Aegea publica o seu Relatório Anual de Sustentabilidade desde o início de suas atividades e a cada ano ele traz evoluções significativas. Na 11ª edição, divulgada em 22 de junho, um dos avanços foi a contratação dos serviços de auditoria da Ernst & Young (EY), líder global em serviços de auditoria e auditor independente registrado na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

“A elaboração do relatório envolve diversas áreas da empresa e uma grande quantidade de dados e informações. A asseguração independente fortalece a clareza e a credibilidade do de todo o processo, além de reforçar a importância que damos à transparência na comunicação com nossos públicos”, afirma Adriana Albanese, gerente-executiva de Relações com Investidores da Aegea.

 

Princípios alinhados a padrões internacionais e evolução em ESG

O documento segue as diretrizes do IIRC, sigla em inglês para o Conselho Internacional de Relato Integrado (International Integrated Reporting Council). Também atende aos padrões globais de reporte definidos pela GRI, a Global Reporting Initiative.

O relatório atual mostra ainda a evolução da Aegea em ESG, as boas práticas ambientais, sociais e de governança, atrelada aos resultados operacionais e financeiros da empresa.

 

Os desafios vencidos e próximos passos

Segundo a gerente-executiva de Relações com Investidores da Aegea, elaborar o relatório seguindo a estrutura do Relato Integrado é um grande desafio, pois só é possível para as empresas que pensam de forma integrada na gestão e no controle.

O processo de asseguração limitada da EY também foi desafiador por causa do volume de informações e dados reportados no relatório.  A empresa promete mais novidades na próxima edição do Relatório Anual de Sustentabilidade.

 

Reconhecimento

Além de reafirmar o compromisso com a transparência, o cuidado criterioso da Aegea ao preparar e publicar o Relatório Anual de Sustentabilidade tem reconhecimento.

A publicação de 2020 ficou em 2º lugar em sua categoria na premiação promovida pela Abrasca, a Associação Brasileira de Companhias Abertas. Ficou à frente de grandes empresas, entre 117 relatórios inscritos.

Em 2019, a Aegea conquistou Menção Honrosa no 22º Prêmio Abrasca de Melhor Relatório Anual. O reconhecimento foi na categoria Estrutura de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance.

 

Relatório de 2021

Clique aqui para acessar o Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 da Aegea.

voltar

topo